Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 11/12/2019 ás 12h32 - atualizada em 11/12/2019 ás 12h35

UFPI lança projeto de extensão para estimular a apropriação e implementação de tecnologias solares

O ‘Programa Sol para Todos’ em seu início, beneficiará a instituição APIPA
UFPI lança projeto de extensão para estimular a apropriação e implementação de tecnologias solares
Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva apresentando o Programa Sol para Todos - Foto: Francine Dutra

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), lançou nesta quarta-feira (11) o "Programa de Extensão Sol para todos: selo social solar", e também o Edital de Patrocínio para o "Selo Social Solar do Piauí 2020". O evento aconteceu no Salão Nobre da Reitoria da UFPI.

O Programa que é coordenado pela Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva e pelo Técnico em Assuntos Educacionais da UFPI e atual Diretor de Empreendedorismo da EMATER-PI, Albemerc Moura de Moraes, é uma ação conjunta entre a PREXC, o Instituto Piauí Solar (IPS) e o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Energia Solar de Piauí (GIPES). 

O principal objetivo do projeto é estimular a apropriação e implementação de tecnologias solares em instituições filantrópicas e em comunidades rurais de baixa renda no Estado. Além disso, o Programa visa reconhecer a atuação de empresas públicas, privadas e pessoas físicas na implementação de sistemas de energia renovável em instituições e comunidades. O Programa está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Para o ano de 2020, a iniciativa visa atender uma instituição específica: a Associação Piauiense de Proteção e Amor aos animais- APIPA. A coordenadora do projeto comenta o motivo para a escolha da Associação. “Quando falamos em melhorar a vida da população, não podemos restringir apenas à população humana, também temos que incluir a população não humana. Vamos iniciar com a APIPA pois é uma instituição filantrópica que atende mais de 400 animais vítimas de abandono e maus tratos e é uma instituição que se mantém por doações e essas doações no momento não estão sendo suficientes para que a instituição consiga abrigar e proporcionar bem-estar aos animais”, explica Cleânia.

O local será beneficiado com a execução de dois projetos de extensão: “A desidratação solar como alternativa complementar na alimentação de cães e gatos”, da Profa. Adriana Galvão e Prof. Alexandre dos Anjos. E também o projeto “Melhoria da qualidade de vida dos animais a partir do uso de Energia Solar”, coordenado pelo Prof. Marcos Lira e Albemerc Moura de Moraes.

Comentários
Geral
TV Clube Notícias
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 09h08
28°
Alguma nebulosidade Máxima: 38° - Mínima: 23°
31°

Sensação

7 km/h

Vento

70%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp