Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 11/12/2019 ás 14h59 - atualizada em 11/12/2019 ás 15h04

Parceria entre a Defensoria e o Instituto Esperança Garcia estimula leitura de livros de autoras negras

Um dos objetivos também é arrecadar 200 livros que serão doados à Biblioteca Estação Nova Cultura.
Parceria entre a Defensoria e o Instituto Esperança Garcia estimula leitura de livros de autoras negras
Os detalhes foram definidos em reunião com a subdefensora pública geral, Carla Belchior, a presidente do Instituto Esperança Garcia, professora Andreia Marreiro, e a diretora das Defensorias Regionais, Karla Araújo. Foto: Reprodução/DPE-PI

O projeto “Esperançar – vidas negras importam/mulheres negras precisam ser escutadas”, que está sendo desenvolvido pelo Instituto Esperança Garcia e pela Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI), tem o objetivo de dar visibilidade à produção intelectual de mulheres negras. Para isso, será desenvolvida uma campanha, estimulando a aquisição dessas obras e buscando arrecadar 200 livros, que serão doados à Biblioteca Estação Nova Cultura, localizada na região do Itararé.

O projeto consiste na indicação de 15 autoras negras e 15 obras escritas por essas mulheres, o que será feito por meio de vídeos nas redes sociais da Defensoria, com a professora Andreia Marreiro, que é presidente do Instituto Esperança Garcia. Ela explica que o desejo é estimular que as pessoas da Defensoria adquiram esses livros e os leiam ou que, por exemplo, troquem em amigos ocultos. 

Andreia explica mais sobre a campanha. "Desejamos criar um acervo de 15 vídeos institucionais sobre as produções intelectuais de mulheres negras, engajar a equipe da Defensoria nessa campanha e, em março de 2020, realizaremos um evento para partilha dessa experiência, oportunidade em que convidaremos as pessoas a doarem os livros para a biblioteca”, diz a presidente.

A professora também fala sobre a experiência que pode ser adquirida, "Que possamos ler essas autoras, para que a gente tenha uma possibilidade de, escutando mulheres negras, pensar em outros modos de vida e de como é necessário fazer a escuta dessas autoras para enfrentar essas estruturas que desumanizam, especialmente mulheres negras, nessa encruzilhada do racismo e sexismo", explica. 

Ela também falou sobre a parceria com a Defensoria. “Estamos cheias de esperança nessa campanha com a Defensoria Pública, porque acreditamos que estimular a leitura de autoras negras entre a equipe da Defensoria certamente vai fortalecer a atuação da instituição na promoção da educação em direitos e, especialmente, fortalecer o processo de educação em direitos humanos no enfrentamento da violência de gênero, raça e classe, no estado do Piauí”, declara a professora. 

Carla Yáscar Belchior, subdefensora pública geral, diz que a experiência certamente resultará em ganhos para a Defensoria e para a Biblioteca Estação Nova Cultura. “Integrar esse Projeto 'Esperançar – vidas negras importam/mulheres negras precisam ser escutadas', estimulando a leitura de obras produzidas por mulheres negras é algo que nos engrandece como instituição, porque estimula que possamos nos capacitar ainda mais sobre a realidade vivenciada por essas mulheres pela ótica delas, o que é um diferencial nos conceitos que normalmente aprendemos em relação ao racismo e sexismo", afirma.

Quanto à doação de livros à Biblioteca Estação Nova Cultura, a subdefensora diz que também representa um enriquecimento ao acervo que está sendo montado. "Irá oportunizar que as pessoas que utilizam o espaço possam ser informadas corretamente sobre as lutas e o empoderamento das mulheres negras que ainda hoje são muito mais vítimas da intolerância em todos os campos que as mulheres brancas. Creio que esse é um projeto no qual ganham todos os envolvidos”, finaliza Carla.

Comentários
Educação
TV Clube Notícias
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 01h01
27°
Alguma nebulosidade Máxima: 38° - Mínima: 23°
29°

Sensação

11 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp