Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 06/01/2020 ás 10h48 - atualizada em 07/01/2020 ás 08h21

SAMU de Teresina registra redução de trotes em 2019

Os infratores que praticam esse crime são penalizados com até seis meses de detenção ou multa.

A quantidade de falsas ocorrências recebidas pela central de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) dificulta o trabalho dos servidores de saúde. Em 2019, foram registrados 180 trotes. Com relação ao ano de 2018, houve uma redução de 266%, mas ainda é um número elevado.

José Ivaldo, diretor médico do SAMU de Teresina, alerta para o prejuízo que essas errôneas chamadas de socorro trazem para o serviço, pois provocam um deslocamento das viaturas, gastando tempo e recursos que poderiam ser usados para salvar vidas.

“Muitas vezes mobilizamos e deslocamos ambulância e pessoal para fazer um atendimento que não é real, quando poderíamos atender uma pessoa que estava realmente precisando dos serviços”, afirma José Ivaldo.

Os profissionais são treinados para realizar perguntas a fim de identificar se a pessoa do outro lado da linha está sendo verídica ou não. Caso não percebam que era um trote, ambulâncias são enviadas, o que representa 1% do total de ligações recebidas, prejudicando outras pessoas que realmente precisavam do atendimento público. 

De acordo com um estudo realizado pelo Senado em 2015, os trotes geram um desfalque anual de cerca de R$ 1 bilhão aos cofres públicos. Previsto no Artigo 266 do Código Penal, quem praticar esse crime pode ser penalizado com um a seis meses de detenção ou multa.

Em 2019 foram registrados 180 trotes, ainda um número elevado. Foto: Ascom/SAMU

SAMU

Para ter acesso aos serviços do SAMU, basta telefonar para o número 192. A ligação é gratuita de qualquer telefone. O serviço deve ser acionado sempre que houver acidentes com vítimas, choque elétrico ou acidentes com produtos perigosos, nos casos de problemas cardiorrespiratórios, intoxicação, trauma ou queimadura. O SAMU também atende casos de quadros infecciosos, maus tratos, trabalhos de parto ou crises hipertensivas.

Comentários
Cidades
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 17h17
30°
Muitas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 23°
33°

Sensação

11 km/h

Vento

62%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 07-12 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp