Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 07/01/2020 ás 08h54 - atualizada em 07/01/2020 ás 09h15

Festa do Dia de Santos Reis levou reisado e forró ao Parque da Cidadania

A celebração aconteceu no domingo (5) e animou os teresinenses que passavam pelo Parque.
Festa do Dia de Santos Reis levou reisado e forró ao Parque da Cidadania
Festa do Dia de Santos Reis aconteceu no primeiro domingo de 2020. Foto: Reprodução/ FMC

Marcando o encerramento das comemorações natalinas, a Festa do Dia de Santos Reis, realizada no último domingo (05), celebrou a tradição cristã e a cultura regional no Parque da Cidadania com apresentações musicais do Grupo Candieiro do Forró e da banda Valor de PI, além de espetáculo com o grupo Reisado Reis de Ouro.

A festa foi promovida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), e evidenciou a cultura popular com o colorido das fantasias e muito forró. “Resgatamos essa tradição do reisado para mostrar para as pessoas a sua origem, trazendo o lado cristão e ainda o enriquecimento dessa cultura com as características nordestinas”, diz Wellington Sampaio, coordenador de Cultura Popular da FMC.

Sendo uma das celebrações mais folclóricas do país, a festa foi marcada pelas tradições ancestrais que levaram muita animação ao público presente. Com pequenas encenações intercaladas com peças e batalhas, os personagens que representavam seres fantásticos humanizados, chamados de “caretas”, tomaram conta do Parque e encheram a plateia de energia.

“A festa foi maravilhosa! Espero que se repita todos os anos com essa mesma animação. Fico feliz porque sinto que aos poucos estamos resgatando a dança de reis, o reisado em geral”, afirma com entusiasmo Solange Lustosa, professora que acompanhava as apresentações.

A noite encerrou com a apresentação da banda Valor de PI. Comandada por Vagner Ribeiro, o grupo levantou o público com um forró bem arretado e contagiante. Jovens e adultos deram as mãos e comemoraram a riqueza da cultura nordestina. No palco, além da banda, Maria Eduarda, de apenas três anos, fez a festa do início ao fim da apresentação. “Eu gostei muito”, comenta.

Apresentações musicais animaram a Noite de Santos Reis. Foto: Reprodução/ FMC
Apresentações musicais animaram a Noite de Santos Reis. Foto: Reprodução/ FMC

Sobre a data

Comemorado no dia 6 de janeiro, o Dia de Santos Reis ou Dia de Reis surgiu da tradição católica que narra a visita dos três reis magos (Gaspar, Belchior e Baltazar) durante o nascimento do menino Jesus Cristo. A festa, introduzida por Portugal no período colonial, é feita por um grupo de músicos e dançarinos fantasiados que percorrem as ruas e propriedades das cidades anunciando o nascimento do Messias.

Comentários
Cultura
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 07h57
26°
Alguma nebulosidade Máxima: 34° - Mínima: 24°
28°

Sensação

7 km/h

Vento

84%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 24-11 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp