Uespi abre inscrições gratuitas para curso de formação política para mulheres
A iniciativa oferta 120 vagas para a terceira turma do curso; As inscrições serão realizadas de 13 a 31 de janeiro através de e-mail ou presencialmente.O Núcleo Permanente Interdisciplinar em Direitos Humanos (NUPIDH) da UESPI oferta 120 vagas para Curso de Formação Política voltado para Mulheres. As inscrições serão realizadas de 13 a 31 de Janeiro. Essa iniciativa tem como principal objetivo proporcionar conhecimento sobre os direitos civis e parlamentares à mulheres que querem ingressar na carreira política.
Os encontros reúnem temas e reflexões que trazem as mulheres uma familiarização com a política de uma forma mais esclarecida e permite discussões nos ambientes nos quais estão envolvidas. De acordo com a organizadora do curso, Ester Castelo Branco, o curso objetiva principalmente o fortalecer o empoderamento feminino.
“O curso tem como foco esclarecer alguns pontos importantes em matéria de direito constitucional de direito eleitoral no âmbito feminino. Buscamos a qualificação daquelas mulheres que querem aprofundar-se na política fazendo uma assessoria parlamentar condizente ou até mesmo ingressar em espaços que são dominados por homens”, pontua.
A duração do curso é de um ano, contendo 16 aulas temáticas voltadas ao âmbito político. Será ministrado por professores da UESPI e convidados que esclarecerão sobre a atividade política feminina. A carga horária é 120 horas com certificação, dentro do Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (PIBEU PREX/UESPI).
As inscrições para o Curso são gratuitas, e exigem cópia do RG e CPF, podendo ser feitas através do e-mail ([email protected]) ou de forma presencial no NUPIDH, enquanto houver vagas. Para mais informações: (86) 3213-7887.
O curso está em sua terceira turma, sendo sempre muito procurado. A jornalista Maria do Rosário Rodrigues participou da segunda turma do curso, ela afirma que os encontros a engrandeceram tanto profissionalmente quanto como cidadã. “Adquirimos conhecimento nas diversas áreas possíveis do Direito e da Política, entendemos como funciona o Parlamento, as instituições de controle, entre outras. Acredito que eu como jornalista e, comunicadora de fato, precisava entender melhor como funciona as políticas públicas e a própria sociedade”, diz.
A psicóloga Leilanir Carvalho acrescenta que o curso abre a mente e faz refletir sobre temas que fazem respeitar cada vez mais o ser humano. “A experiência em fazer o curso de política para mulheres foi enriquecedor em vários sentidos, por intermédio do curso aprendi conteúdos da área, estabeleci parcerias, estou engajada em projetos políticos e sociais relevantes e ampliei meus contatos pessoais e profissionais. Ou seja, os resultados são valiosos e eu recomendo a todas as mulheres participarem, para ampliar seus conhecimentos, fortalecerem nossas bases e terem um retorno positivo em suas vidas”, finaliza.
Sensação
Vento
Umidade
Coronavírus
Vacinação contra Covid-19 inicia no dia 25 de janeiro no Piauí, afirma o governadorCovid-19
Superintendente do HU confirma que a nova variante do coronavírus já está no PiauíPerigo!
Demóstenes Ribeiro faz apelo para interdição de trecho da Raul Lopes aos domingosVacinação
Dr. Joaquim Parente revela que estar ansioso para ser vacinado nesta segunda (18)Veja o vídeo!
Família comemora aniversário de falecido com cerveja e pagode em cemitério no Norte do PI