Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 14/01/2020 ás 09h55

Guardas municipais recebem capacitação para atuarem no Patrulha Maria da Penha

A atividade é realizada para os profissionais compreenderem a violência contra a mulher.
Guardas municipais recebem capacitação para atuarem no Patrulha Maria da Penha
Guardas municipais recebem capacitação para o Patrulha Maria da Penha. Foto: Reprodução/PMT

Guardas municipais recebem capacitação para atuar no projeto Patrulha Maria da Penha, a fim de compreender o fenômeno da violência contra a mulher. A atividade iniciou ontem (13) e segue até esta quinta-feira (16), nos turnos manhã e tarde, no auditório da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

No Patrulha Maria da Penha serão realizadas visitas periódicas às residências de 100 mulheres em situação de violência doméstica e familiar, monitorando o cumprimento das medidas protetivas de urgência. A previsão é de que esse serviço tenha início no final deste mês de janeiro.

Lidiane Oliveira, gerente de Enfrentamento à Violência da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), afirma que o objetivo é deixar esses profissionais cada vez mais preparados e com o olhar de gênero para homens e mulheres, a fim de compreender o que é esse fenômeno de violência contra a mulher. “Hoje trabalhamos o conceito de gênero, violência e patriarcado, apresentando os tipos de violência existentes e os números dentro da nossa cidade. Nos outros dias de capacitação vamos trabalhar dentro da perspectiva do módulo ‘vamos’, que são módulos de sensibilização para a temática de violência”, afirma Lidiane Oliveira.

Segundo Marfisa Mota, assessora técnica da Semcaspi, o projeto servirá para proteger e monitorar as medidas protetivas direcionadas às mulheres vítimas de violência no município de Teresina. “Essa é uma iniciativa bastante louvável, principalmente nesse momento que vivemos da realidade brasileira, no qual mulheres sofrem violência a todo momento. Então, a Patrulha vai ter esse importante trabalho dentro da sociedade e da nossa cidade, além de prevenir, proteger e monitorar, ela tem um papel educativo”, destaca Marfisa Mota.

Lorena Sousa, guarda municipal que é uma das participantes da atividade, afirma que esta capacitação vai poder proporcionar a essas mulheres violentadas um atendimento mais adequado. “Não podemos apenas assistir esses casos de violência, temos que agir, proporcionando um acolhimento adequado, diferenciado e qualificado”, pontua Lorena Sousa.

Patrulha Maria da Penha

A Patrulha Maria da Penha é uma iniciativa da Semcaspi em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM). O projeto funciona também em alguns lugares do país como, Rio de Janeiro e Rondônia.

Comentários
Cidades
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 08h28
28°
Alguma nebulosidade Máxima: 35° - Mínima: 24°
31°

Sensação

9 km/h

Vento

74%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 24-11 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp