Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 14/01/2020 ás 16h18 - atualizada em 15/01/2020 ás 08h40

Sisu 2020: saiba como usar a nota do ENEM para ingressar no ensino superior público

O processo online inicia dia 21 de janeiro e o resultado será divulgado no dia 28; Piauí conta com três instituições públicas de ensino superior: UFPI, UESPI E IFPI.
Sisu 2020: saiba como usar a nota do ENEM para ingressar no ensino superior público
Página inicial do site do Sisu. Foto: Reprodução/Sisu/MEC

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) serão divulgados nessa sexta-feira (17) e uma das formas de ingresso no ensino superior é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que estará aberto de entre os dias 21 e 24 de janeiro. O sistema dispõe de 237.128 vagas em 128 instituições públicas de todo o país. O resultado da chamada regular do Sisu será no dia 28 (terça-feira). 

A inscrição é feita pela internet no site do Sisu, é possível escolher duas opções de cursos, em diferentes universidades federais e estaduais espalhadas pelo país. Quem teve melhor pontuação no Enem tem mais chances de conquistar a vaga. O sistema será atualizado uma vez ao dia, às 00:00, e muda a ordem dos inscritos conforme as notas do Enem. 

O Sisu também disponibiliza uma lista de espera para vagas remanescentes, os candidatos podem se inscrever entre os dias 29 de janeiro e 04 de fevereiro e a convocação acontece entre os dias 07 de fevereiro e 30 de abril, variando de acordo com a Universidade. No Piauí é possível utilizar a nota em três instituições de ensino: na Universidade Federal do Piauí (UFPI), na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e no Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Observações importantes

Os candidatos devem estar atentos à algumas observações: As notas variam todos os dias de acordo com as pessoas que estão se inscrevendo, não é recomendado se inscrever tardiamente (no último dia, por exemplo), e nem acessar o sistema muitas vezes ao dia por conta da instabilidade que o site pode apresentar. 

Atenção também na sua colocação nos cursos, pois, caso queira entrar na primeira opção, mas for aprovado na segunda, o candidato não poderá participar da lista de espera. Só podem participar das listas de espera aqueles que não foram aprovados em nenhuma das opções de curso. 

O Sisu disponibiliza sistema de cotas com vagas para alunos de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas segundo a porcentagem estabelecida para cada região pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas lembre-se, se você não tem direito às cotas, não escolha esse critério, pois precisará provar com documentação.

A nota do ENEM também pode ser utilizada em outros processos do governo como o Programa Universidade para Todos (Prouni) que dá acesso à bolsas de estudo em instituições privadas e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Caso o candidato não seja aprovado no Sisu, é importante lembrar que algumas universidades também aderem ao Sisu no segundo semestre. 

Comentários
Educação
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 14h41
33°
Nuvens esparsas Máxima: 34° - Mínima: 24°
36°

Sensação

11 km/h

Vento

49%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 24-11 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp