Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 17/01/2020 ás 10h26 - atualizada em 17/01/2020 ás 10h58
Fonte: Informações do Ministério da Saúde e Governo do Piauí

Ministério da Saúde informa possibilidade de surto de dengue a partir de março

Quem souber de algum foco do mosquito, comunique às autoridades de saúde.
Surto de dengue pode afetar todo o Nordeste, além do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde (MS) alertou que, a partir de março de 2020, pode ter um surto de dengue em todos os estados do Nordeste, além do Rio de Janeiro (RJ) e Espírito Santo (ES). A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reforça o alerta do MS e redobra a atenção para o combate à dengue, por conta das chuvas, período de formação dos focos do Aedes aegypti. 

No Piauí, no ano passado, foram registrados 254 casos de dengue, de acordo com informações divulgadas pelo MS. O ideal é cuidar da limpeza pública para não deixar aparecer criadouros do mosquito, limpando seus ambientes domiciliares e de trabalho. Quem sentir algum sintoma da doença deve procurar um atendimento de saúde o mais rápido possível para fazer o exame e iniciar os cuidados necessários, em caso de confirmação.

Dados do Ministério da Saúde apontam que o número de casos de dengue no Piauí teve queda de 55,8% comparando o ano de 2018 e o mesmo período do ano de 2019. Apesar disso, é importante reforçar o combate à doença, tendo em vista o alerta de surto informado pelo próprio MS. Amélia Costa, coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, afirma que a divulgação da possibilidade da epidemia, é baseada em dados concretos porque nos estados do Nordeste, além do RJ e ES, os números da doença aumentam nos meses de abril, maio e junho.

“Não podemos relaxar em relação à limpeza e ao cuidado com água parada. As pesquisas apontam que mais de 80% dos criadouros do mosquito ocorrem em ambientes domiciliares. Até uma tampa de garrafa pode ser um foco da doença. Quem souber de algum foco, comunique às autoridades de saúde. Quando alguém joga lixo na rua está contribuindo para adoecer a si e aos outros. Como a dengue não escolhe classe social, é uma preocupação de todos”, afirma a coordenadora.

É necessário descartar o lixo em local adequado, não acumular no quintal ou jogar em praças e terrenos baldios. Foto: Arquivo/Diário do Iguaçu

Ainda segundo a Amélia Costa, o Ministério da Saúde acompanha os boletins de todos os estados e tem conhecimento de quais os municípios com maior incidência da doença. No Piauí, as cidades de Simplício Mendes e Alvorada do Gurguéia preocupam pela alta incidência de casos de dengue.

Florentino Neto, secretário de Estado da Saúde, destaca que as autoridades de saúde estão atentas aos altos índices de infestação do mosquito, mas faz um apelo à população. “Queremos chamar a atenção para a importância da conscientização de não ter o Aedes aegypti em nossas casas. São ações simples de cada morador do estado que podem eliminar o mosquito e livrar nossas cidades dessa doença”, afirma Florentino Neto.

PREVENÇÃO

Durante o período de seca, a população pode realizar ações para evitar a proliferação do mosquito, como verificar se existe algum tipo de depósito de água no quintal ou dentro de casa, por exemplo. Uma vez por semana, lavar com água, sabão e esfregar com escova os pequenos depósitos móveis, como vasilha de água do animal de estimação e vasos de plantas.

Além disso, é preciso descartar o lixo em local adequado, não acumular no quintal ou jogar em praças e terrenos baldios. Limpar as calhas, retirando as folhas que se acumularam no inverno também é importante para evitar pequenas poças de água, locais de reprodução do transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A dengue não escolhe classe social, é uma preocupação de todos. Imagem: Reprodução/Governo do Piauí
Comentários
Cidades
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 17h47
30°
Muitas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 23°
33°

Sensação

11 km/h

Vento

62%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 07-12 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp