Ministério da Saúde informa possibilidade de surto de dengue a partir de março
Quem souber de algum foco do mosquito, comunique às autoridades de saúde.O Ministério da Saúde (MS) alertou que, a partir de março de 2020, pode ter um surto de dengue em todos os estados do Nordeste, além do Rio de Janeiro (RJ) e Espírito Santo (ES). A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reforça o alerta do MS e redobra a atenção para o combate à dengue, por conta das chuvas, período de formação dos focos do Aedes aegypti.
No Piauí, no ano passado, foram registrados 254 casos de dengue, de acordo com informações divulgadas pelo MS. O ideal é cuidar da limpeza pública para não deixar aparecer criadouros do mosquito, limpando seus ambientes domiciliares e de trabalho. Quem sentir algum sintoma da doença deve procurar um atendimento de saúde o mais rápido possível para fazer o exame e iniciar os cuidados necessários, em caso de confirmação.
Dados do Ministério da Saúde apontam que o número de casos de dengue no Piauí teve queda de 55,8% comparando o ano de 2018 e o mesmo período do ano de 2019. Apesar disso, é importante reforçar o combate à doença, tendo em vista o alerta de surto informado pelo próprio MS. Amélia Costa, coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, afirma que a divulgação da possibilidade da epidemia, é baseada em dados concretos porque nos estados do Nordeste, além do RJ e ES, os números da doença aumentam nos meses de abril, maio e junho.
“Não podemos relaxar em relação à limpeza e ao cuidado com água parada. As pesquisas apontam que mais de 80% dos criadouros do mosquito ocorrem em ambientes domiciliares. Até uma tampa de garrafa pode ser um foco da doença. Quem souber de algum foco, comunique às autoridades de saúde. Quando alguém joga lixo na rua está contribuindo para adoecer a si e aos outros. Como a dengue não escolhe classe social, é uma preocupação de todos”, afirma a coordenadora.
Ainda segundo a Amélia Costa, o Ministério da Saúde acompanha os boletins de todos os estados e tem conhecimento de quais os municípios com maior incidência da doença. No Piauí, as cidades de Simplício Mendes e Alvorada do Gurguéia preocupam pela alta incidência de casos de dengue.
Florentino Neto, secretário de Estado da Saúde, destaca que as autoridades de saúde estão atentas aos altos índices de infestação do mosquito, mas faz um apelo à população. “Queremos chamar a atenção para a importância da conscientização de não ter o Aedes aegypti em nossas casas. São ações simples de cada morador do estado que podem eliminar o mosquito e livrar nossas cidades dessa doença”, afirma Florentino Neto.
PREVENÇÃO
Durante o período de seca, a população pode realizar ações para evitar a proliferação do mosquito, como verificar se existe algum tipo de depósito de água no quintal ou dentro de casa, por exemplo. Uma vez por semana, lavar com água, sabão e esfregar com escova os pequenos depósitos móveis, como vasilha de água do animal de estimação e vasos de plantas.
Além disso, é preciso descartar o lixo em local adequado, não acumular no quintal ou jogar em praças e terrenos baldios. Limpar as calhas, retirando as folhas que se acumularam no inverno também é importante para evitar pequenas poças de água, locais de reprodução do transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Sensação
Vento
Umidade
Capacitação
Inscrições para curso de arte em grafite estão abertas em TeresinaColuna
A Força da Notícia: Lançamento da obra: ‘’O Melhor da História é Agora’’Uninassau
Faculdade realiza II Jornada Acadêmica de Odontologia em TeresinaSão João
Cidade Junina é confirmada nos dias 9 a 16 de julho em TeresinaBrasil Sabor
Restaurantes do Piauí terão pratos a preço promocional durante festival