DNOCS afirma que seis reservatórios no Piauí estão com 100% de capacidade máxima
Em contrapartida, existem reservatórios que não atingiram sequer 10% de sua capacidade.O diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Djalma Policarpo, afirmou em entrevista que seis dos 25 reservatórios do Estado estão com 100% de capacidade máxima. No entanto, ao Sul do Piauí, alguns não alcançaram sequer 3% de sua capacidade.
Os reservatórios que estão completamente cheios são: Malhadinho, em Dirceu Arcoverde, Caldeirão e Pé de Serra, em Piripiri, Jenipapo, em São João, Nonano, em Dom Inocêncio e o de Campo Maior. Sobre a segurança destes depósitos, o diretor afirma que há anos não passam por manutenção, mas devido aos riscos apresentados nas últimas semanas, foram iniciados levantamentos da estrutura das construções. "Os açudes há 30, 40 anos não tem uma manutenção adequada. Por isso estão sendo realizados levantamentos físicos de todos os reservatórios. Isso é muito importante, para que se garanta a segurança dos moradores que residem nas proximidades", afirmou.
Djalma também comentou sobre a situação em outras localidades do Estado, onde a chuva encerrou longos períodos de seca. "Os açudes de Bocaína e Piaus estão com cerca de 25% de sua capacidade. Isso é bom, pois vai garantir uns três anos de tranquilidade para cidades como Fronteiras, São Julião e adjacentes. No entanto, a população deve usar a água de forma racional, sem desperdícios", frisou.
Ao final, o diretor destaca que apesar da grande quantidade de chuvas, alguns reservatórios estão com capacidade muito baixa. Barreiras e Cabeceiras são exemplo de algumas delas, mostrando a desigualdade de precipitações no Estado.
Sensação
Vento
Umidade
Capacitação
Inscrições para curso de arte em grafite estão abertas em TeresinaColuna
A Força da Notícia: Lançamento da obra: ‘’O Melhor da História é Agora’’Uninassau
Faculdade realiza II Jornada Acadêmica de Odontologia em TeresinaBrasil Sabor
Restaurantes do Piauí terão pratos a preço promocional durante festivalSão João
Cidade Junina é confirmada nos dias 9 a 16 de julho em Teresina