Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 24/01/2020 ás 20h26

Por dentro da feira internacional de arte – Art Basel

Saiba mais sobre uma das maiores feiras de arte do mundo, que acontece em três cidades
Por dentro da feira internacional de arte – Art Basel
(Foto: Reprodução)

Hello! How are you? Hoje vou falar para vocês um pouco sobre um importante evento internacional de arte. Como sabe, estou sempre pesquisando sobre arte pelo mundo, para aprimorar meus conhecimentos. A Art Basel é uma feira com fins lucrativos que reúne trabalhos advindos de diversas galerias do mundo, ela acontece anualmente em Miami, Hong Kong e em Basel, na Suíça, seu local de origem. 

art-basel-miami
Art Basel Miami 2019 (Foto: Reprodução)

O evento começou em 1970, criado pelos galeristas de Basel Ernst Beyeler , Trudl Bruckner e Balz Hilt, chamando a atenção do público com trabalhos de 90 galerias. Ao longo dos anos, foi crescendo em número de galerias e de espectadores, sendo um dos mais importantes eventos de Arte Moderna e Contemporânea.

O último evento aconteceu dos dias 5 a 8 de novembro de 2019 em Miami Beach, sendo a 18ª edição. A feira teve um público de mais de 81 mil pessoas, que conferiram obras de 270 galerias, trabalhos de mais de 4 mil artistas! Um fato em particular marcou esta edição e deu à Art Basel lugar nas manchetes do todo o mundo, tornando o evento o principal assunto, ultrapassando até o nicho da arte. Um dos artistas expositores foi o já conhecido artista italiano Maurizio Cattelan, que levou à exposição sua obra “Comedian”. Tratava-se, literalmente, de uma banana grudada à parede por uma fita adesiva cinza. A obra chamou a atenção de pessoas no mundo inteiro – tendo que ser retirada do local antes do tempo, inclusive, devido ao tumulto em volta dela –   e foi vendida por 120 mil dólares. Outro fato curioso foi a interferência de outro artista na obra: o americano David Datuna, que visitava a exposição, simplesmente comeu a banana, que depois foi substituída.

comedian
Comedian, de Maurizio Cattelan, Art Basel Miami (Foto: Reprodução)

Toda a história em torno dessa obra chamou a atenção do mundo para a Feira, gerando milhares de comentários e memes na internet. Falando nisso, o evento tem um engajamento enorme nas mídias. A conta oficial da Art Basel no Instagram já tem mais de um milhão de seguidores. A última edição da Feira contou com a participação de 16 galerias de arte brasileiras. Elas são de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, o que mostra que o Brasil vem tendo uma forte presença no evento. 

A próxima edição será em Hong Kong, aberta a partir de 19 de março deste ano. Em seguida será a vez de Basel, no dia 18 de junho. Vale lembrar que a Art Basel tem a proposta de concentrar em suas edições, trabalhos que são da região que sedia cada edição, logo a feira de Hong Kong terá como foco obras advindas da Ásia. 

hong-kong
Art Basel Hong Kong 2019 (Foto: Courtesy Art Basel)

Se você tiver a oportunidade de ir a alguma edição da feira durante alguma viagem aos países sede, aproveite para conhecer pois é uma oportunidade preciosa de ver acervos de diversas galerias pelo mundo num dos eventos mais importantes e bem organizados da arte atual. Você já conhecia a Art Basel? Espero ter despertado o seu interesse para essa feira! E para você que busca Arte em Teresina, minha dica é que venha visitar a exposição ArrAMARES, que ainda está aberta e com entrada gratuita aqui na Montmartre! Espero você.

Comentários
Cultura
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 18h13
31°
Poucas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 24°
34°

Sensação

9 km/h

Vento

59%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Senado Federal
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp