Passe Livre garante a idosos gratuidade em ônibus intermunicipais
O lançamento da Carteira foi realizado no Palácio de Karnak.Foi lançada nessa quinta-feira (23) a carteira do Passe Livre, que permite que idosos carentes a partir de 60 anos viajem gratuitamente em ônibus intermunicipais. O evento aconteceu no Palácio de Karnak e contou com a presença da vice-governadora Regina Sousa, que solicitou o apoio das prefeituras para que mais pessoas tenham conhecimento a respeito do benefício.
A assinatura do decreto regulamentando o Passe Livre foi realizada em agosto, durante a 5ª Conferência Estadual do Idoso e estabelece que as empresas de transporte intermunicipal reservem duas vagas para pessoas com idade a partir de 60 anos e desconto de 50% no valor da passagem para os idosos usuários do sistema.
Regina Sousa informou que segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), no mundo, já existem mais avós do que netos: são 705 milhões de pessoas acima de 65 anos e 680 milhões de crianças com até quatro anos. Segundo ela, esses idosos precisam de políticas públicas e também de lazer, por isso pediu o apoio das prefeituras e dos conselhos de idosos para que ajudem às pessoas acima de 60 anos a conseguir o benefício.
“Muitas pessoas podem deixar de receber o benefício por desconhecimento e é preciso a colaboração dos municípios para que elas tenham a gratuidade do transporte”, destacou a vice-governadora.
Teresa Rodrigues de Sousa, é aposentada e ajudou a elaborar a lei que foi apresentada na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Wellington Dias, em 2017. Ela elogiou o lançamento da carteira e pontuou que muitos idosos precisam viajar, principalmente em busca de tratamento médico e têm dificuldade e com a carteira, será mais fácil. “Basta avisar com até quatro horas de antecedência às empresas”, destacou Teresa Rodrigues de Sousa.
Sensação
Vento
Umidade
Atividade Física
Sinais de alerta durante a prática esportiva; confiraExercício
Mexa-se, sua vida agradece!Saúde
Dicas de como começar uma caminhadaArtigo
E.U.A. comprova baixo risco de infecção por superfíciesBrasil
Primeiro satélite 100% brasileiro será lançado no fim de fevereiro; confira