Política
Economia
Esportes
Entretenimento
Concursos
Downloads
  • ITTNet
  • Grupo CEV
  • SESAPI Dengue
  • Colegio St Marcelina
  • Ilhotas Padaria
  • Secretaria Estadual de Saúde
  • Campanha Pró Piauí
Postada em 14/02/2020 ás 16h49

Projeto ajuda crianças com dificuldades de aprendizagem na rede municipal de Teresina

O projeto é uma parceria entre Prefeitura de Teresina, UESPI e Associação Brasileira de Psicopedagogia.
Projeto ajuda crianças com dificuldades de aprendizagem na rede municipal de Teresina
Família atendida pelo projeto. Foto: Reprodução.

Colmeia do Aprender é o nome do projeto criado a partir da união de parceiros interessados em ajudar alunos das escolas públicas municipais a superarem dificuldades de aprendizagem. Juntas, a Prefeitura de Teresina, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Associação Brasileira de Psicopedagogia/Secção PI (ABPp) oferecem atendimento psicopedagógico gratuito e de qualidade para as crianças.

Nesta sexta-feira (14), profissionais do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar Professora Ceiça Carvalho (CMAM) participaram de reunião com mães que têm crianças atendidas pelo projeto. O encontro teve como objetivo orientar as mães sobre a importância do acompanhamento da família, sobre a frequência durante os atendimentos e na escola, além de agendar os horários e dias de atendimento de cada criança.

Atualmente, o Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM), coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e Fundação Municipal de Saúde (FMS), já acompanha alunos que apresentam transtornos de aprendizagem. Além de consultas médicas com uma equipe de profissionais diversos, os estudantes participam de atividades que buscam o desenvolvimento de suas habilidades.

Porém, segundo a diretora do CMAM, Daniela Escórcio, o Centro ganha força com as parcerias. “O projeto permite a ampliação do atendimento. É muito bom poder unir forças com quem tem os mesmos objetivos, garantir melhor desempenho acadêmico e qualidade de vida para essas crianças”, comenta Daniela.

Na prática, os estudantes diagnosticados com a necessidade serão encaminhados para receberem atendimento do Núcleo de Desenvolvimento e Apoio Psicopedagógico (NUDAP) por profissionais capacitados cedidos pela Associação de Brasileira de Psicopedagogia/Secção PI (ABPp).

O projeto Colmeia do Aprender iniciou em maio de 2018 atendendo 16 alunos, atualmente o projeto atende 24 alunos de escolas municipais, três vezes por semana. A proposta é também incluir conversas com as famílias para evolvê-las como parte essencial no processo.

Para Eliane Maria Viana Figueiredo Pierote, presidente Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp-PI), o projeto é importante para o acompanhamento das crianças. “Quando uma criança é identificada em situação de risco para transtornos de aprendizagem, o prognóstico é mais favorável e o processo de reabilitação mais rápido. Por isso, a importância do projeto no atendimento”, afirma.

Raimunda de Araújo Alves conta que depois que sua filha passou a participar dos atendimentos teve uma melhora significativa em relação à aprendizagem. “Minha filha é bastante inteligente, mas não conseguia superar as dificuldades. Após iniciar os atendimentos passou a ter um melhor desenvolvimento na escola. Eu agradeço muito o apoio da equipe”, conta a mãe.

Comentários
Educação
TV Clube Notícias
Facebook

Teresina - PI

Obtido às 13:36

33º

Min 22º Max 35º

Alguma nebulosidade

41% 15 km/h Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel
#ConselhoDoDia
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium