Política
Economia
Esportes
Entretenimento
Concursos
Downloads
  • SESAPI Dengue
  • Campanha Pró Piauí
  • Colegio St Marcelina
  • Grupo CEV
  • Ilhotas Padaria
  • Secretaria Estadual de Saúde
  • ITTNet

São Gonçalo do Gurgueia

Por Redação

86 3085 3892

Postada em 02/03/2020 ás 09h11
Fonte: Com informações do Piaui Hoje

Rompimento de bacia de contenção causa prejuízos em Gonçalo do Gurgueia

A Ponte dos Macacos que liga o povoado Travessia dos Macacos à zona urbana também foi destruída com o novo rompimento.
Rompimento de bacia de contenção causa prejuízos em Gonçalo do Gurgueia
Foto: Reprodução

A população da zona Rural do município de São Gonçalo do Gurgueia, município localizado a 798 quilômetros de Teresina, foi surpreendida por mais um rompimento das bacias de contenção do parque solar instalado na cidade pela companhia italiana Enel Green Power, que atua na geração e distribuição de energia elétrica.

A forte chuva da manhã do último sábado (29), rompeu parte da estrutura em torno do complexo fotovoltaico e água desceu da Serra Santa Marta, onde a usina de geração solar está sendo construída, arrastando árvores e levando sedimentos para dentro de propriedades de moradores da região e do Riacho dos Macacos.

Foto: Reprodução

A Ponte dos Macacos que liga o povoado Travessia dos Macacos à zona urbana também foi destruída com o novo rompimento. O  primeiro rompimento aconteceu no dia 5 de fevereiro e os estragos imediatos provocados foram destruição de vegetação, morte de animais atolados em poças formadas a partir da grande quantidade de sedimentos arrastados pela correnteza e o assoreamento do Rio Gurgueia.

Estrutura

A construção de bacias de contenção em obras de grande estrutura é capaz de reduzir o pico de escoamento e de evitar inundações e degradação de terrenos e habitações. Servem ainda para reduzir quantidade de contaminantes, auxiliam no controle da erosão, recarregam os aquíferos e ainda podem ser usadas para armazenar água.

Desde o primeiro rompimento no início de fevereiro, de acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente de São Gonçalo do Gurgueia, “o escoamento está anormal e as águas, lama, detritos e entulhos já atingiram as nascentes dos riachos como os do Boqueirão dos Macacos, Buritizinho e do Buriti do Meio”.

Enel

A companhia italiana, por meio de sua assessoria de comunicação, informou que trabalha analisando os estragos provocados com a chuva de sábado que causou o rompimento das bacias de contenção pela terceira vez em menos de um mês em São Gonçalo do Gurgueia.  A Enel esclareceu ainda que o volume de água da última equivale a dez dias de chuvas, se levado em conta a média prevista para fevereiro.

A empresa afirmou que têm encontrado dificuldades para locomover o maquinário durante o período chuvoso na região, mas que dispõe de 80 técnicos e 50 máquinas atuando na localidade onde o parque solar está situado.

Confira a nota de esclarecimento na íntegra abaixo.

A Enel Green Power informa que está atuando, desde ontem, para analisar os impactos da forte chuva que atingiu a região do parque Solar São Gonçalo na manhã do último sábado, com volume equivalente a 10 dias em relação a média histórica de chuvas para o mês de fevereiro.  Cerca de 80 técnicos, com 50 máquinas (como tratores, caminhões e retroescavdeiras),  têm trabalhado dentro e fora do parque para conter as efeitos das chuvas, mas encontram dificuldade de deslocamento, em função das precipitações frequentes no local.  

No sábado, representantes da companhia visitaram  moradores das comunidade de Buritizinho e Macacos para verificar se foram afetados pelas chuvas e para prestar a assistência necessária. A companhia acrescenta que uma empresa de consultoria especializada já está realizando um estudo voltado a mapear as áreas atingidas pelas frequentes chuvas na região, melhorar o acesso à água das comunidades afetadas e avaliar o impacto de chuvas futuras. Essa análise será utilizada para verificar a necessidade de medidas adicionais para a contenção de sedimentos, externos às obras do parque, de outras medidas de proteção.

A Enel Green Power ressalta ainda que tem garantido água potável para a comunidade. A empresa também mantém um canal de diálogo aberto com moradores da região, que podem entrar em contato por meio do 0800 2853455 e da Ouvidoria Móvel, com um profissional que circula pela cidade de São Gonçalo do Gurguéia em um veículo identificado como Enel.

Comentários
Meio Ambiente
TV Clube Notícias
Facebook

Teresina - PI

Obtido às 12:26

33º

Min 24º Max 35º

Muitas nuvens

49% 11 km/h Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel
#ConselhoDoDia
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium