Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 10/03/2020 ás 09h41 - atualizada em 10/03/2020 ás 09h44
Fonte: Ascom

Defesa Civil monitora volume dos rios em Teresina para reduzir impactos das chuvas

As medições realizadas pela Defesa Civil na área próxima ao Parque Encontro dos Rios apontaram um acréscimo de quatro metros e meio.
Defesa Civil monitora volume dos rios em Teresina para reduzir impactos das chuvas
Rio Poti teve aumento de quatro metros e meio. Foto: Jairo Rodrigues

A Defesa Civil de Teresina está intensificando as atividades de monitoramento do volume das águas na capital. Isso porque o crescimento dos índices pluviométricos em todo o Piauí tem refletido no aumento da vazão dos rios Poti e Parnaíba.

As medições realizadas pela Defesa Civil na área próxima ao Parque Encontro dos Rios, por exemplo, apontaram um acréscimo de quatro metros e meio, segundo o parâmetro do Serviço de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM). Os dados coletados na manhã desta segunda-feira (09) indicaram um aumento considerável no volume do rio, o que deixa a população do bairro Poty Velho em alerta.

“Agora a gente vai entrar em contato com a CPRM para saber se existe previsão de liberação de mais água pela barragem, pois, caso haja uma nova abertura de comporta, aumentará ainda mais o volume do rio. E, se ocorrer, já temos que pensar na remoção das famílias ribeirinhas”, afirma o tenente da Defesa Civil, Antônio Linhares.

No Parque Encontro dos Rios, a parte destinada à circulação de pessoas e a área dos quiosques não estão alagadas, mas a Semam também está em alerta para fazer o remanejamento dos permissionários, caso seja necessário.

Nos últimos 40 dias, foram realizados 80 atendimentos por conta do período chuvoso em Teresina. Somente no mês de março, a equipe da Defesa Civil prestou assistência a 15 chamados em locais com risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos e problemas estruturais de residências por todas as zonas urbanas e rurais da capital.

“Estamos providenciando um plano de contingência para os próximos dias. Por enquanto, a gente continua com os monitoramentos dos rios e das habitações”, explica o tenente.

Em caso de desabrigamento das famílias, as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) providenciarão locais provisórios para acolhê-las e disponibilizarão caminhões para atender as demandas. Além disso, a Semcaspi está trabalhando com o compromisso de atender as famílias mais vulneráveis às chuvas para que elas sejam devidamente auxiliadas.

“As famílias podem contar com o Programa Cidade Solidária, que oferece auxilio financeiro para suprir as necessidades ocasionadas pelo comprometimento das residências”, comenta o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira.

Atualmente, a Prefeitura de Teresina mantém 314 famílias no Programa Cidade Solidária. O programa oferece auxilio financeiro às famílias que tiveram suas residências comprometidas por conta de infortúnios, como desabamentos e alagamentos. Para saber mais informações, a população deve procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo ou solicitar atendimento pelo telefone 3131-4729 da Gerência de Proteção Social Básica da Semcaspi.

Já a Defesa Civil pode ser acionada por meio do número 153 para atendimentos e emergências. O órgão vem monitorando todas as áreas de risco em um trabalho integrado com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) e a Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR).

Comentários
Geral
  • newland
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 22h57
25°
Chuva fraca Máxima: 36° - Mínima: 25°
25°

Sensação

28 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp