Fórum debaterá crescimento do setor de energias renováveis no estado
A reunião inaugural do Fórum Piauí de Energias será no dia 26 de março, no Blue Tree Rio Poty Hotel.O Governo do Estado do Piauí, por meio das Secretarias de Estado do Planejamento (Seplan) e da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, realiza, no dia 26 de março, no Blue Tree Rio Poty Hotel, às 9h, a reunião inaugural do Fórum Piauí de Energias. O fórum promoverá, ao longo do ano, em reuniões mensais, vários debates sobre o setor elétrico no Piauí e a inserção desse no contexto nacional e mundial. Dessas discussões, deverão surgir sugestões técnicas, regulatórias e de oportunidades de negócio para o estado.
O Fórum Piauí de Energias tem por objetivo discutir, de forma mais ampla, todo o processo de construção da Política Energética do Estado. O Piauí, hoje, está no radar nacional em matéria de produção de energia eólica e solar.
Segundo o secretário do Planejamento, Antonio Neto, o Estado é terceiro da federação em produção de energia eólica e está avançando fortemente no campo da energia fotovoltaica, energia solar. “Precisamos organizar esse segmento econômico de forma a trazer mais benefícios para o Estado, dessa forma, o governo, em uma iniciativa da Secretaria da Mineração e da secretaria do Planejamento, e em articulação com a Câmera Setorial de Energia, iniciou um processo de organização de um Fórum Estadual de Energias, a exemplo do que já existe em outros estados da federação, como é caso do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e outros que também possuem esse potencial energético”, explicou o gestor.
O fórum vai proporcionar o início do processo de discussão sobre o setor elétrico no Piauí, trazendo especialistas para palestras sobre o potencial e a estrutura eólica e solar do estado, com representantes da Aneel, Ministério das Minas e Energias e, a partir daí, fomentar a construção de políticas públicas para essa área. “Nós queremos que esse grande potencial que o Piauí tem de produção de energia limpa, que é uma preciosidade, que é uma característica específica da nossa terra e da nossa gente, se transforme em melhoria da qualidade de vida da população. Para tanto, é preciso que o setor privado, o setor público, as mais diversas áreas que têm interesse nesse processo, se agrupem em torno de um fórum para esse debate, para discussões e para se estabelecer as políticas necessárias para viabilizar esse arranjo produtivo no estado”, concluiu Antonio Neto.
Os interessados devem se inscrever no site http://www.forumenergias.pi.gov.br/, no menu “Inscrição”. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.
Sensação
Vento
Umidade
Cultura
Banda Top Gun e Validuaté são atrações da edição especial do Vem pro ParqueCapacitação
Inscrições para curso de arte em grafite estão abertas em TeresinaFGTS
SAQUE EXTRAORDINÁRIO DO FGTS: COMO USAR?Coluna
A Força da Notícia: Lançamento da obra: ‘’O Melhor da História é Agora’’Parceiros
Distribuidora Mundi orientará sobre saúde dos Pets aos donos de animais no Vem Pro Parque