Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 20/04/2018 ás 23h40
Fonte: ascom

Águas de Teresina promete dobrar cobertura de esgoto até 2020 na capital

Teresina está na posição 84º dentre as 100 maiores cidades do país no quesito saneamento.
Águas de Teresina promete dobrar cobertura de esgoto até 2020 na capital
Obras de saneamento em Teresina.

Conforme estudo do Instituto Trata Brasil divulgado essa semana, Teresina ainda ocupa posição desconfortável no setor de saneamento básico. Entre as 100 maiores cidades do país, a capital do Piauí é a 84ª no ranking que aponta os indicadores como acesso ao abastecimento de água e à coleta e tratamento de esgoto.

O estudo é feito com base nos dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), que se referem ao ano de 2016, mas divulgados apenas neste ano. Desde o dia 7 de julho do ano passado, Teresina começou a escrever uma nova história com a assunção dos serviços de água e esgoto pela Águas de Teresina.

Os investimentos para ampliar a cobertura de esgotamento sanitário já iniciaram e, até 2020, a cidade sairá dos atuais 19,12% para 40% de domicílios atendidos com rede de coleta e tratamento de esgotos. A empresa vem trabalhando diuturnamente para tornar Teresina referência no Nordeste.

O pontapé foi dado com a obra de substituição do coletor tronco na zona Leste da cidade. A nova rede tem 600 metros de extensão e é responsável por receber esgoto e o conduzir à Estação Elevatória de Esgoto Riverside (EEE), unidade que foi modernizada e revitalizada, sendo entregue à população no começo do ano. Além dela, outras 16 unidades foram revitalizadas pela Águas de Teresina. Essas unidades bombeiam o esgoto até a estação na qual será tratado.

“Estamos atuando na modernização dos sistemas de água e esgoto da cidade e o nosso grande foco de trabalho é o esgotamento sanitário, com a implantação de mais de 800 km de rede em até cinco anos. Por isso, nossos projetos já começaram a ser executados e iremos intensificar estas ações nos próximos anos, melhorando a saúde e qualidade de vida dos teresinenses. Dessa forma, queremos elevar os indicadores positivos em saneamento básico no Brasil”, diz Diego Dal Magro, diretor executivo da Águas de Teresina.

Em até 5 anos, serão 472 mil pessoas beneficiadas e uma capacidade de tratamento superior a 800 litros por segundo. Para esse período, está prevista a implantação de 848 km de redes coletoras, ampliação de coletor tronco e interceptores para evitar que esgotos desaguem em áreas de proteção.

A meta contratual que disciplina a subconcessão dos serviços de água e esgoto prevê que, até o 16º ano, Teresina passe a contar com 90% de cobertura. Para chegar a esse resultado, a Águas de Teresina irá investir 80% do total de R$ 1,7 bilhão, fazendo uso do que há de mais moderno no setor de saneamento.

Comentários
Meio Ambiente
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 00h41
25°
Muitas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 23°
25°

Sensação

7 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Senado Federal
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp