Política
Economia
Esportes
Entretenimento
Concursos
Downloads
  • SESAPI Dengue
  • Grupo CEV
  • Colegio St Marcelina
  • ITTNet
  • Campanha Pró Piauí
  • Secretaria Estadual de Saúde
  • Ilhotas Padaria
Postada em 15/04/2020 ás 16h18 - atualizada em 15/04/2020 ás 22h07

Gestor educacional acredita que educação sairá mais forte da crise de Covid-19

O Gestor Educacional e Master Coach, Pierre Perensin, fala sobre o sistema de aulas on-line e como pais, alunos e professores podem se adequar a essa nova realidade.

Durante a pandemia do novo Coronavírus a educação também teve que se adequar. Nesta semana, o Governo do Piauí, através da Secretaria de Educação (Seduc) anunciou o início das aulas remotas na rede estadual de ensino, através de plataformas on-line e materiais impressos para os alunos que não possuem acesso à internet.

Na rede particular de ensino, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (SINEPE/PI) através de acordo com as instituições particulares de ensino decidiu que cada escola seguiria seu próprio programa de aulas não-presenciais, também utilizando-se de plataformas on-line. 

Essas mudanças são novidade na rotina de muitos alunos e professores. O gestor educacional e master coach Pierre Perensin acredita que a educação brasileira não será a mesma após a Covid-19. "O segredo está em trabalhar noite e dia para oferecer o melhor para nossos alunos, suas famílias, para os professores e colaboradores", afirma.

"Não poderemos voltar a normalidade de antes! Voltar a ser o que era será um retrocesso e significa que não aprendemos nada com esse isolamento social. A educação brasileira vai sair mais forte deste processo. Avançaremos no mínimo 10 anos no processo de amadurecimento educacional de nosso país. O Ensino à distância que parecia tão distante já é uma realidade" comenta Pierre.

Pierre Perensin é Gestor Educacional e Master Coach em Teresina.
Pierre Perensin é Gestor Educacional e Master Coach em Teresina.

O distanciamento é um fator básico no combate ao Coronavírus, por isso as aulas estão suspensas e muitas escolas adotaram as aulas remotas. Como as escolas estão se adaptando a isso?

A pandemia precisa ser enfrentada por todas as escolas, empresas, religiões e família, como uma grande oportunidade para  se fazer diferente aquilo que sempre foi feito de um único jeito. Para aquela escola que não esta disposta a reinventar-se, será o caos, mas para as escolas abertas ao novo, tudo vai ser diferente. Para oferecer remotamente as aulas as escolas tiveram que investir em equipamentos, tecnologia, profissionais de TI e em treinamentos internos e externos. Foi e está sendo uma grande aprendizagem para todos.

Você acredita que as escolas do Piauí já estavam preparadas para esta nova perspectiva?

Uma ou outra [escola] já estava desenvolvendo projetos inovadores no que tange a tecnologia, mas a grande maioria das escolas, infelizmente, ainda não estão preparadas para essa nova realidade. Acredito que a educação brasileira nunca mais será a mesma, após a crise da Covid-19. O segredo está em trabalhar noite e dia para oferecer o melhor para nossos alunos, suas famílias, para os professores e colaboradores.

E em relação às dificuldades e vantagens das aulas remotas?

As aulas remotas estão aproximando ainda mais os pais dos filhos, essa pra mim é uma das grandes vantagens. Em um momento de isolamento social os alunos encontram na sala de aula remota a oportunidade de rever seus colegas e professores, oportunizando no dia um tempo de interação social. Vale ressaltar aqui a dedicação de pais e professores na busca por maior conhecimento tecnológicos, outra grande vantagem. Se posso destacar uma dificuldade inicial, penso que já estão sendo supridas, é a falta de intimidade de alguns pais e professores com as novas ferramentas tecnológicas. Os alunos são da era tecnológica e alguns pais e professores não. Sem sombra de dúvidas as vantagens são infinitamente maiores que as dificuldades.

Que tipos de estrutura é necessária para os alunos terem acesso às aulas?

Sempre que falo sobre esse tema: estrutura necessária ao aluno, aconselho, como Analista Comportamental que sou, para que os pais ajudem seus filhos a criarem uma rotina diária. Se o aluno vai estudar remotamente ele precisa tomar banho, vestir o fardamento, ter um local definido como o seu espaço de estudo para nada o interromper. Aliado a essas atitudes é muito importante uma boa conexão de internet e um notebook ou computador para que o aluno não utilize o seu celular. Aos pais cabem a responsabilidade de auxiliar direta ou indiretamente, de acordo com a faixa etária da criança. Deixar o celular distante da criança é imprescindível, as redes sociais fazem as crianças se dispensarem com muita facilidade. Outra coisa que os pais devem fazer para contribuir com essa mínima estrutura para seus filhos é não deixá-los estudando na cama, sofá ou na rede.

E os professores? Eles estão preparados para assumir esta nova perspectiva?

O bacana disso tudo é que muitas empresas de Tecnologia agiram rapidamente para oferecerem às escolas o suporte necessário. Quero aqui parabenizar a todos os professores e equipe pedagógica pelo empenho e dedicação na busca por oferecer aos alunos aulas de muita qualidade e de um conteúdo riquíssimo.

Este século será dividido em antes e depois do Coronavírus. Não podemos vai a normalidade de antes jamais! Voltar a ser o que era será um retrocesso e significa que não aprendemos nada com esse isolamento social. A educação brasileira vai sair mais forte deste processo. Avançaremos no mínimo 10 anos no processo de amadurecimento educacional de nosso país. O Ensino à distância que parecia tão distante já é uma realidade. Aquilo que conquistamos durante a pandemia não poderá ficar esquecido. Haverá mudanças significativas na educação pós Coronavírus e apesar de muitas pessoas estarem com medo e assustadas com esse momento de isolamento social, penso que devemos ser incansáveis na tentativa de superar nossos limites.

Todos os dias, pais, alunos e professores precisam perguntar-lhe: o que eu aprendi com o dia de hoje? O que deixarei de fazer a partir de amanhã baseado em minhas experiências vividas hoje? E por fim, o que deixarei de fazer amanhã como consequência de tudo o que vivi no dia de hoje? Esses questionamentos nós ajudam a errar menos e a melhorar nosso nível de resultados na vida. 

Comentários
Educação
TV Clube Notícias
Facebook

Teresina - PI

Obtido às 06:48

24º

Min 22º Max 34º

Nuvens esparsas

94% 6 km/h Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel
#ConselhoDoDia
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium