Política
Economia
Esportes
Entretenimento
Concursos
Downloads
  • ITTNet
  • Grupo CEV
  • Aplivativo Monitora Covid-19
  • Ilhotas Padaria
  • Colegio St Marcelina
Postada em 08/05/2020 ás 00h31 - atualizada em 08/05/2020 ás 11h05

Maria da Inglaterra morre aos 81 anos em Teresina

Ela estava internada desde a última segunda-feira (4) com problemas renais.
Maria da Inglaterra morre aos 81 anos em Teresina
Cantora e compositora Maria da Inglaterra. Foto: Ellyo Teixeira/G1

Morreu, aos 81 anos, na noite desta quinta-feira (7), a cantora e compositora Maria da Inglaterra. Ela estava internada há três dias no Hospital e Urgência de Teresina (HUT), com problemas renais graves. A confirmação da morte foi feita pelo produtor cultural e ex-empresário da artista, José Dantas. Maria da Inglaterra estava internada desde a última segunda-feira (4) com problemas renais. 

O velório da cantora Maria da Inglaterra acontece na residência da família, no bairro Anita Ferraz, na zona Leste de Teresina, mas está restrito a familiares e amigos mais próximos. O  enterro acontece às 11h desta sexta-feira (8) no cemitério do bairro Pedra Mole. 

O prefeito Firmino Filho decretou luto oficial por três dias pela morte da cantora Maria da Inglaterra. Em rede social, ele lamentou a morte da artista. "Teresina perde um ícone da cultura popular e da fibra da mulher na luta por aquilo que ama".

A Fundação Monsenhor Chaves divulgou uma nota de pesar. 

Nota da FMC

É com um grande pesar que a Fundação Monsenhor Chaves e a Prefeitura de Teresina recebem a notícia do falecimento de Maria Luiza dos Santos Silva, a eterna Maria da Inglaterra.

Uma das mais notáveis representante da cultura local, com forte expressão folclórica marcando a identidade da nossa música, Maria da Inglaterra é dona de centenas de canções que tratam da simplicidade da nossa gente e entra para a história como a “mãe da música popular piauiense”.

E nesse momento de dor, a Fundação Monsenhor Chaves e a Prefeitura de Teresina se solidarizam com familiares, amigos, ratificando os votos de pesar e, principalmente, agradecimento pela dedicação e exemplo.

Luis Carlos Alves – Presidente da FMC

Paulo Dantas – Superintendente Executivo

Foto: Reprodução

Biografia

Maria Luiza dos Santos Silva, mais conhecida como “Maria da Inglaterra”, nasceu em Luzilândia em 1939. Começou a cantar aos 26 anos, produziu mais de 2.000 composições apesar de não saber ler e escrever. Na sua primeira apresentação ao público em 1973 venceu o Festival Universitário em Teresina cantando a canção “O peru Rodou”. Participou do projeto Pinxiguinha no Rio de Janeiro em 1980. Em 2002 lançou o álbum “O peru rodou”. Em 2009 lançou o CD “Alegria de viver”.

Em 2010 foi homenageada no Dia Internacional da Mulher pelo programa Domingão do Faustão. Maria da Inglaterra já viajou vários estados apresentando e levando a cultura piauiense, na sala Funarte, no Itaú Cultural (em São Paulo), etc. Já lançou um DVD e documentário intitulado de “Maria entre amigos” com a participação de intérpretes e depoimentos de personalidades da cultura piauiense e brasileira. Hoje Maria da Inglaterra está impossibilitada de cantar por causa de um problema de saúde, após a morte do marido começou a usar um gravador para registar as suas músicas, mas recentemente já não conta com nenhuma ferramenta para registrar suas inspirações.

 

Comentários
Geral
TV Clube Notícias
Facebook

Teresina - PI

Obtido às 17:17

33º

Min 24º Max 34º

Poucas nuvens

53% 11 km/h Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel
#ConselhoDoDia
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium