Política
Economia
Esportes
Entretenimento
Concursos
Downloads
  • SESAPI Dengue
  • Grupo CEV
  • Colegio St Marcelina
  • Ilhotas Padaria
  • Secretaria Estadual de Saúde
  • ITTNet
  • Campanha Pró Piauí
Postada em 05/06/2020 ás 16h29 - atualizada em 07/06/2020 ás 19h29

Wellington alinha projeção de leitos antes de decisão sobre retomada das atividades

O Governo do Estado pretende alinhar o regramento com as prefeituras dos municípios para o retorno gradual das atividades.
Wellington alinha projeção de leitos antes de decisão sobre retomada das atividades
Governador do Piauí, Wellington Dias. Foto: Reprodução.

O governador Wellington Dias discutiu sobre a projeção de leitos hospitalares para Covid-19 durante reunião, nesta sexta-feira (05), por videoconferência, com o Comitê de Operações Emergenciais (COE) para o novo coronavírus; o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura; e o secretário de Governo de Teresina, Francisco Canindé.

A projeção irá auxiliar na tomada de decisão para a retomada das atividades econômicas no estado, com protocolos contidos no Pacto pela Retomada Organizada das Atividades Econômicas, que está disponível para consulta pública. A proposta considera o retorno de forma gradual, segmentada e regionalizada como bases estratégicas.

“Temos três indicadores favoráveis: a queda do número de pacientes com síndromes respiratórias; a queda na taxa de transmissibilidade e ampliação de leitos. Estamos com a expectativa de, até segunda-feira (8), chegarmos quase 500 leitos com respiradores. Pretendemos fazer uma projeção para os próximos 14 dias da ocupação dos leitos clínicos, de UTI e de estabilização, além da projeção de óbitos, com base nos números que temos hoje. Isso é fundamental para a tomada de decisão na retomada das atividades”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

O Governo do Estado pretende alinhar o regramento com as prefeituras dos municípios, inclusive Teresina, para a retomada gradual das atividades. “Alinhamos as informações entre Estado e Municípios para que não haja conflito de informações e tomarmos as decisões de forma segura para todos, atentando ao risco de saúde e ao impacto econômico de cada seguimento”, ressaltou Dias.

O governador terá uma reunião de planejamento para definir a retomada neste sábado (6). “As regras de isolamento irão continuar, estamos dando um primeiro e pequeno passo para ver o que acontece, de forma transparente e com apoio científico, mediante protocolos com regras claras, com a preocupação de comunicar à população dos efeitos dessa decisão. Teremos um acompanhamento diário desses efeitos para uma avaliação de continuação ou não”, frisou Wellington.

Atualmente, o Piauí possui 195 leitos ocupados por pacientes com Covid-19, só o Hospital Getúlio Vargas (HGV) possui 40 leitos em operação, com apenas 16 deles ocupados.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, está otimista com a ampliação de leitos no estado. “Pretendemos continuar nesse ritmo de instalação de leitos para que possamos cumprir com que temos nos comprometido perante à população”, afirmou o gestor.

O Piauí recebeu, nessa quarta-feira (3), mais 21 respiradores comprados de uma empresa privada. Os equipamentos fazem parte de um lote de 80 aparelhos adquiridos em março. Todos estão sendo enviados para hospitais estaduais e de referência no atendimento a pacientes com a Covid-19.

Comentários
Economia
TV Clube Notícias
Facebook

Teresina - PI

Obtido às 18:02

34º

Min 24º Max 33º

Poucas nuvens

44% 4 km/h Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel
#ConselhoDoDia
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium