Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 08/06/2020 ás 22h03 - atualizada em 09/06/2020 ás 10h06
Fonte: Com informações do G1 Piauí

Em greve, motoristas de ônibus de Teresina realizam passeata na Avenida Frei Serafim

Durante o ato, os manifestantes utilizaram um carro de som para cobrar as demandas solicitadas pela categoria.
Em greve, motoristas de ônibus de Teresina realizam passeata na Avenida Frei Serafim
Motoristas e cobradores de ônibus em manifestação. Foto: Divulgação

Motoristas e cobradores do sistema de transporte público de Teresina realizaram uma manifestação na manhã dessa segunda-feira (08) no centro de Teresina. Em greve há 25 dias, eles seguiram em caminhada até a sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego  (SRTE) com o protesto contra as medidas das empresas.

Durante o ato, os manifestantes utilizaram um carro de som para cobrar as demandas solicitadas pela categoria. Na ocasião, alguns manifestantes também utilizaram motocicletas para fazer um buzinaço.

A categoria protesta contra a suspensão de benefícios dos trabalhadores, como plano de saúde, e a falta de proteção adequada contra o novo coronavírus para motoristas e cobradores que seguiam em atividade. Segundo o Sintetro, as medidas que prejudicam os trabalhadores foram agravadas com a pandemia do coronavírus. Desde a redução da frota de ônibus como forma de enfrentamento à Covid-19, o sindicato contabiliza cerca de 400 demissões.

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) disse, em nota, que a última convenção coletiva com a categoria aconteceu em janeiro de 2020, e por isso, não teve oportunidade de renegociar com os trabalhadores. O Setut disse ainda que a crise causada pela pandemia fez a demanda do sistema de transporte cair para 5% e as empresas perderam a capacidade de pagar até mesmo custos básicos, como óleo diesel.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou que tem acompanhado a situação e que tem feito o pagamento de subsídio às empresas.

Leia abaixo as notas divulgadas pelo Setut e pela Strans:

Strans

A Strans esclarece que vem acompanhando as negociações entre o Setut e Sintetro e que tem contribuído dentro das normas de contrato, com o repasse do subsídio mensalmente acordado. A superintendência espera que haja um entendimento entre patrões e empregados para que retorne a operação do transporte público com os 30% constitucionais previstos em contrato.

Setut

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Teresina (SETUT) informa que o prazo da última convenção coletiva encerrou em janeiro de 2020 e, ao final deste período, não houve possibilidade de nova renegociação com os trabalhadores, dentro das possibilidades e das projeções econômicas para este ano.

Com o surgimento da pandemia da Covid-19, o sistema passou a transportar apenas 5% da demanda, durante estes mais de 50 dias até o momento, resultando em um impacto negativo na arrecadação que não cobre sequer os custos básicos, como o óleo diesel. Após o início da greve (15/5/20), o sistema de transporte está totalmente parado há 20 dias.

Diante desta queda na arrecadação, o SETUT informou ao Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro-PI) que as empresas cumprirão o que rege à normativas concedidas pelo Governo para ajudar o setor patronal.

O SETUT reforça ainda que compreende o atual momento enfrentado pela classe laboral, mas não julga possível realizar acordos diante deste atual período de incertezas.

As projeções econômicas nacionais para o setor de transportes, preveem queda próximo aos 50% na demanda. Portanto, as empresas reforçam que seguirão realizando o que está ao seu alcance e de acordo com a legislação vigente.

Paulatinamente, serão revistos periodicamente o cenário do setor, e conforme os avanços ou decréscimos observados na economia, será discutido com o sindicato laboral o que ainda poderá ser feito para, juntos, tentar manter o sistema de transporte público ativo.

Comentários
Geral
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 11h52
33°
Nuvens esparsas Máxima: 35° - Mínima: 25°
36°

Sensação

13 km/h

Vento

49%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 24-11 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp