Política
Economia
Esportes
Entretenimento
Concursos
Downloads
  • ITTNet
  • Grupo CEV (atualizado 29-07)
  • Secretaria Estadual de Saúde
  • Campanha Pró Piauí
  • Ilhotas Padaria
  • SESAPI Dengue
Postada em 06/07/2020 ás 19h21 - atualizada em 07/07/2020 ás 09h48

Motoristas e cobradores decidem manter greve e frota de ônibus não volta nesta terça

Os trabalhadores pedem garantias ao Ministério Público do Trabalho (MPT) para cumprir o acordo de retorno das atividades.
Motoristas e cobradores decidem manter greve e frota de ônibus não volta nesta terça
Ponto de ônibus no Centro de Teresina antes da pandemia. Foto: Reprodução

O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Piauí (Sintetro) decidiu manter a greve durante assembleia da categoria realizada nesta segunda-feira (6), com isso a previsão de retorno da frota de ônibus nesta terça-feira (7) não será possível. Os trabalhadores pedem garantias ao Ministério Público do Trabalho (MPT) para cumprir o acordo de retorno das atividades. A greve já dura 52 dias.

O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário (Sintetro), Ajuri Dias, disse que a categoria só irá retomar as atividades, caso os empresários aceitem pagar os salários e benefícios estabelecidos na convenção coletiva 2020.

“Existe um impasse, os trabalhaddores querem retornar, só que eles querem que o Ministério Público do Trabalho garantam em documento a questão dos benefícios, porque da forma como está sendo proposto não tem nenhuma garantia de que depois da suspensão será garantido o plano de saúde e o ticket. Se eles garantirem em documento essa questão ou assinar a convenção coletiva de trabalho, a gente retorna o trabalho”, afirma.

A categoria cobra estrutura, equipamentos de proteção Individual (EPIs) e pedem que todos os funcionários das empresas de ônibus sejam testados para a Covid-19, garantindo a segurança dos funcionários e dos usuários do transporte coletivo.   

“Tem que ter um protocolo em relação à saúde, tem a questão que eles querem fazer teste rápido para saber se estão doentes para não transmitir para o usuário. Eles querem ver a questão das estruturas de final de linhas, porque tem locais que não tem lugar deles fazerem necessidades. A categoria não aprovou o retorno, ela volta se garantir, além dessas questões de estrutura, garantir a manutenção da convenção coletiva 2020, os benéficos e os salários”, explica Ajuri.

Em resposta à declaração, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Teresina (Setut) lamenta a posição do Sintetro e fala em "total desrespeito ao que acordou perante o Ministério Público do Trabalho (MPT)". A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) vai ajuizar uma ação solicitando a decretação da ilegalidade da greve.

Comentários
Geral
TV Clube Notícias
Facebook

Teresina - PI

Obtido às 05:48

26º

Min 24º Max 35º

Alguma nebulosidade

58% 9 km/h Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium