Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 16/07/2020 ás 15h43

A escultura de Victor Brecheret

Conheça o artista que introduziu o modernismo na escultura brasileira
A escultura de Victor Brecheret
O escultor Victor Brecheret (Foto: Reprodução)

Hello! How are you? Nosso assunto de hoje é arte brasileira. Conhecem o artista Victor Brecheret? Vamos falar sobre a vida e obra desse grande escultor ítalo-brasileiro. Ele é conhecido por ser o introdutor do modernismo na escultura brasileira.

Nascido Vittorio Breheret, na Itália, em 1894, emigrou aos dez anos de idade para o Brasil e iniciou sua formação artística em 1912, em São Paulo, onde estudou desenho, modelagem e entalhe em madeira no Liceu de Artes e Ofício (Laosp). No ano seguinte, viajou para estudar em Roma, onde ficou até 1919. Foi ao retornar para São Paulo, trabalhando no ateliê do Palácio das Indústrias, que o escultor foi descoberto pelos modernistas Di Cavalcanti (1897-1976), Hélios Seelinger (1878-1965), Menotti del Picchia (1892-1988), Mário de Andrade (1893-1945) e Oswald de Andrade (1890-1954).

monumento-a-duque-de-caxias
Monumento a Duque de Caxias, em São Paulo (Foto: Reprodução)

Victor Brecheret aprimorou ainda mais seus conhecimentos após ganhar uma bolsa de estudos em Paris. Lá, ele participou, entre 1921 e 1929, de exposições como o Salon d'Automne, no Salon de la Société des Artistes Français - Section de Sculpture et Gravure sur Pierre e no Salon des Indépendents. Mesmo sem estar no Brasil, expôs aqui obras na famosa Semana de Arte Moderna de 1922.

E o que chamava tanta atenção nas esculturas desse artista? É legal perceber como sua obra teve várias fases. Em Paris, explorou aspectos como o volume geométrico da escultura cubista, a art déco, e produziu formas mais simplificadas. Uma das esculturas que exemplificam essa fase do artista é Mise au Tombeau (O Sepultamento), de 1923 - hoje no Cemitério da Consolação, em São Paulo.

Mise-au-Tombeau
Escultura Mise au Tombeau (Foto: Reproduçaõ)

Entre os materiais que Brecheret utilizou para esculpir estão mármore, pedra de França, granito e bronze. Uma de suas esculturas mais famosas o Monumento às Bandeiras, concluído em 1953 e localizado na Praça Armando de Sales Oliveira, em São Paulo. Nela também se destaca a preocupação com os volumes e a simplificação dos detalhes.

monumento-as-bandeiras
Monumento às Bandeiras, em São Paulo (Foto: Reprodução)

No ponto alto de sua carreira, na década de 1940, o artista trabalhou com temas ligados à cultura indígena. Obras desse estilo são Drama Marajoara (1951) e Índio e Suassuapara (1951).

Tendo muito reconhecimento por seus trabalhos, o artista expôs em grandes mostras como Em as XXV e XXVI Bienais de Veneza e a “1ª Bienal Internacional de São Paulo” (1951), quando foi premiado como melhor escultor nacional. Victor Brecheret faleceu em São Paulo no dia 17 de dezembro de 1955, vítima de um infarto. Muitas de suas obras se encontram expostas em locais públicos, principalmente pela cidade de São Paulo. Vamos às dicas de hoje?

Nossa exposição ArrAMARES agora é virtual e você pode conferir as obras e adquiri-las com entrega em domicílio em nosso site. Clique aqui

Este ano, temos dado muitas dicas interessantes e notícias do mundo da arte lá no nosso Instagram. Por lá você também confere as obras de arte que chegam à nossa loja e dá pra comprar direto pela rede social. Siga-nos! @galeriamontmartre.

 

Comentários
Cultura
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 20h34
27°
Alguma nebulosidade Máxima: 33° - Mínima: 24°
31°

Sensação

6 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp