Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 25/07/2020 ás 11h13

Basquiat – do grafite aos maiores museus do mundo influenciando gerações

Conheça o artista que se tornou um ícone pop e influencia a pintura, a música e a moda até hoje
Basquiat – do grafite aos maiores museus do mundo influenciando gerações
Basquiat levou às telas a vida e as conquistas culturais dos negros

Salut! Como vocês estão? Hoje quero falar com vocês sobre o artista Jean Michel Basquiat, de obras inigualáveis e um estilo que o tornou um ícone pop. Nascido em Nova Iorque, ele tinha mãe de origem porto-riquenha e pai de origem haitiana. Basquiat sempre foi estimulado a ter contato com arte, visitando museus desde criança, desenhando e pintando. Aos seis anos, já era frequentador do Museu de Arte Moderna (MOMA).

Aos sete anos, ele foi atropelado e no acidente teve o baço dilacerado, sendo submetido a uma cirurgia. Foi nesse período internado no hospital, que sua mãe lhe presenteou com o livro de anatomia Gray's Anatomy, que trazia pinturas de corpos humanos. Isso impressionou Basquiat e teve uma enorme influência em sua vida artística. Aos 17 anos, junto a um amigo, Al Diaz, começou a fazer grafite em prédios abandonados em Manhattan, deixando sempre com a assinatura “SAMO”.

sem-titulo-caveira
Sem título (Caveira), 1981 (Foto: Reprodução)
dispensador-de-pez
Dispensador de Pez, 1984 (Foto: Reprodução)

Basquiat deixou a escola secundária pouco antes da conclusão do curso, em 1978, para morar com amigos vender nas ruas camisetas que ele mesmo pintava. Foi nessa época que ele se tornou mais conhecido e em 1980, integrou a mostra coletiva The Times Square Show. Recebendo atenção pelo estilo ‘neo-expressionista’ em suas obras, o artista abordava com frequência as questões dos negros nos Estados Unidos. Geralmente em telas grandes, ele representava personagens apavorados, rostos mascarados, ícones negros da música e do boxe. Colocava na cabeça das figuras, uma coroa de trê pontas, que veio a se tornar uma das suas marcas registradas. Ele mesclava as figuras com escritos nas telas, tudo isso em cores fortes e rabiscos que davam um ar de caos. Entre as críticas estavam à violência e a sociedade de consumo na época. Como não notar em pleno 2020 a atualidade de seu quadro “Ironia do Policial Negro”, que apontava a brutalidade da força policial nos EUA?

ironia-do-policial-negro
Ironia do Policial Negro, 1981 (Foto: Reprodução)

Assim, no inicio da década de 80, fez parte do circuito artístico de Nova Iorque e chamar a atenção de importantes críticos da arte. Era o início de uma carreira que faria história: suas obras ganharam o mundo, participando de exposições em diversos países. Basquiat foi mais jovem artista da famosa exposição Documenta, de Kassel. Nessa época, conheceu Andy Warhol, de quem admirava o trabalho, antes de começar o que se tornaria uma amizade até hoje lembrada no mundo da arte. Warhol acreditava muito no trabalho de Basquiat, e, juntos, fizeram diversas colaborações.

warhol-basquiat
Basquiat e Warhol realizaram diversas colaborações (Foto: Reprodução)

Infelizmente, Basquiat desenvolveu vício em heroína durante o auge de sua carreira. Morreu de overdose em 1988, em seu estúdio. Até hoje, suas obras são negociadas por preços elevados e sua influência segue forte na pintura, na música e na moda, sendo inspiração para coleções de diversos designers pelo mundo. Foi pintor, músico, ator e poeta. Sua história inspirou o filme Traços de Uma Vida, de 1996 e recentemente foi publicado um livro com fotografias inéditas que exploram a sua amizade com Andy Warhol. Vamos às dicas de hoje?

O filme Basquiat - Traços de Uma Vida está disponível legendado no YouTube.

Você já conhece nossa loja virtual? Lá você confere as obras da nossa atual exposição ArrAMARES e muitas outras, de mostras anteriores. Clique aqui para visitar.

 

Comentários
Cultura
TV Clube Notícias
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 18h43
35°
Alguma nebulosidade Máxima: 38° - Mínima: 24°
37°

Sensação

7 km/h

Vento

39%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp