Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 07/08/2020 ás 11h09

O que foi o Futurismo na Arte?

Um movimento que exaltava as inovações tecnológicas na Europa e influenciou a arte no Brasil
O que foi o Futurismo na Arte?
O Dinamismo de um Automóvel (1913), de Luigi Russolo (Reprodução)

 

Hello! How are you? Nosso assunto de hoje é um movimento artístico: o Futurismo. Vocês sabem o que ele representou? O Futurismo foi uma das vertentes das vanguardas o século XX, que exaltava as mudanças sociais causadas pela chegada de novas tecnologias, como o automóvel, os avanços industriais, na eletricidade, além do crescimento das cidades e o desenvolvimento de grandes metrópoles.

Um os precursores desse movimento foi o poeta italiano Marinetti, com o primeiro manifesto, publicado no Le Fígaro de Paris, em fevereiro de 1909. Na época, Milão passava por um momento de euforia com as inovações trazidas pela Segunda Revolução Industrial. Com um viés patriótico e de exaltação à guerra, Marinetti glorificava as inovações tecnológicas. Em suas palavras: “Um automóvel de carreira é mais belo que a Vitória de Samotrácia”.

arranha-ceus
Arranha-céus e túneis, de Fortunato Depero (Foto: Reprodução)

Para os futuristas, as novas invenções se tratavam de uma “libertação do passado”. Como esse novo contexto social influenciou a arte? O principal foco era representar a velocidade e a dinamicidade características desse contexto, trabalhando a ideia de movimento. Na pintura, temos características do Cubismo e a sobreposição de imagens, para dar ideia de dinamismo, além do uso de cores vivas.

Também foi um dos precursores do movimento o pintor e escultor Giacomo Balla (1871-1958). Em suas obras, ele retratou cenas cotidianas e desenvolveu a ideia de movimento e velocidade, valorização do abstrato e uso do Pontilhismo, técnica bastante aderida pelos futuristas.

dinamismo-de-um-ciclista
"Dinamismo de um ciclista", de Giacomo Balla (Foto: Reprodução)

 

Giacomo Balla teve como aluno um importante pintor, Umberto Boccioni. Ele foi um dos autores do Manifesto dos pintores futuristas e participou da primeira mostra de arte futurista, em 1912, em várias cidades da Europa. Sua pintura destaca as características já citadas da arte futurista, além do uso de formas transparentes e cores prismáticas.

visoes-simultaneas
"Visões Simultâneas", de Umberto Boccioni (Foto: Reprodução)

Aqui no Brasil, artistas que tiveram contato com o Futurismo, que se destacava na Europa, foram Anita Malfatti e Oswald de Andrade. Eles trouxeram para a arte nacional o debate sobre essas ideias. Está presente na Semana de Arte Moderna de 1922 essa celebração do futuro, do novo, e rejeição do passado.

É importante lembrar, claro, que o Futurismo Europeu em sua totalidade, como o que pregava o Manifesto e exaltava inclusive o fascismo, não foi difundido no Brasil. Os artistas trabalharam à sua maneira a valorização da cultura nacional e rejeição do formal da arte acadêmica, ressignificando algumas tendências do movimento. Isso porque até o contexto tecnológico brasileiro à época não era o mesmo da Europa. Outros importantes nomes do futurismo foram Mário de Andrade e Cândido Mota Filho. Vamos às dicas de hoje?

Estou participando da exposição virtual do Espaço Zagut em homenagem a Katie Van Scherpenberg. Para conferir a mostra, basta clicar aqui

No site da Montmartre você confere as obras das exposições ArrAMARES e Conexões, que no momento são virtuais. Clique aqui

 

Comentários
Cultura
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 05h47
24°
Alguma nebulosidade Máxima: 32° - Mínima: 23°
24°

Sensação

9.2 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 17-11 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp