Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
A Força da Notícia

A Força da Notícia

Postada em 09/08/2020 ás 18h09

A Força da Notícia: Confira os sete alimentos que ajudam no controle do Colesterol

Por Elizabeth Zanovello - Com Notícias do Brasil e do mundo.
A Força da Notícia: Confira os sete alimentos que ajudam no controle do Colesterol

Cresce o número de pessoas que buscam cada vez mais manter uma vida equilibrada com atividades físicas e alimentação saudável e sabem que pra isso também é preciso planejar com atenção a lista de compras na ida ao supermercado. 

Aproveitando que no sábado (08) foi Dia Nacional de Combate ao Colesterol, a nutricionista Rose Couto dá dicas de alimentos para colocar no carrinho que podem ajudar a manter o foco e de quebra ainda controlam o colesterol ruim.

Rose explica que a dupla hábitos alimentares saudáveis e prática regular de exercícios físicos é capaz de manter as taxas de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) em perfeito equilíbrio, afastando de perto o risco de infarto e derrame cerebral, além de outras doenças como o Mal de Alzheimer. “Em geral, o colesterol consiste em uma gordura presente no organismo, de muita importância para as funções do corpo, como a produção de ácidos biliares, vitamina D e hormônios esteroides. Porém, mesmo com a sua importância, ele precisa ser controlado para não causar algumas doenças cardíacas”, fala.

Então, se você tem dúvidas sobre alimentos para uma dieta equilibrada, que podem ajudar no controle do colesterol, veja a lista de a sete alimentos sugeridos pela nutricionista Rose Couto:

Abacate:

A fruta é útil na alimentação humana como fonte de diversos nutrientes (folato, vitamina E e potássio). Graças à vitamina E, o abacate age como anti-inflamatório natural, além de ser fonte de gordura monoinsaturada, que age reduzindo o LDL e o colesterol total, aumentando, ainda os níveis de HDL.

Azeite de Oliva:

O azeite de oliva também é rico em gorduras monoinsaturadas que auxiliam na redução do colesterol total e ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL). O alimento também possui propriedades importantes para regular a pressão arterial e prevenir doenças cardiovasculares. Ele pode ser um grande aliado para aqueles que querem perder peso, pois promove sensação de saciedade. O azeite extra virgem é a melhor opção para consumir cru, refogar e grelhar alimentos, mas não deve ser utilizado em frituras. Quanto menor a acidez, melhor!

Nozes e Castanhas:

As oleaginosas são fontes de diversos minerais e vitaminas antioxidantes como a vitamina E, zinco, selênio, manganês, magnésio e cálcio, que juntos tem a capacidade de diminuir a produção de radicais livres e com isso reduzir o envelhecimento. Tem alto poder antioxidante, auxilia no processo digestivo e intestinal. Dietas ricas em oleaginosas apresentam benefícios à saúde, uma vez que estas sementes contribuem para a melhoria do perfil lipídico (colesterol/ triglicerídeos) na prevenção e redução do risco de doenças cardiovasculares. Seu consumo deve ser moderado, em razão do alto valor energético.

Aveia:

A aveia destaca-se por se enquadrar em duas categorias de alimentos funcionais: como grão integral e como fonte de fibras solúveis. Tem, também, alta porcentagem de lipídios que se destacam, nutricionalmente, por sua razão favorável entre insaturados e saturados e por suas propriedades antioxidantes. Além disso, é rica em fibras solúveis e insolúveis. Suas fibras insolúveis atuam na regulação do trânsito intestinal. As fibras solúveis da aveia demonstraram ter a capacidade de ajudar a baixar os níveis de colesterol total e LDL circulantes no sangue. Este efeito contribui diretamente na redução do risco de doenças cardiovasculares. Outro efeito benéfico atribuído ao consumo de aveia está relacionado ao controle da obesidade, em razão da prolongada sensação de saciedade.

Morango:

Por ser rico em flavonoides, o morango ajuda a diminuir o risco de desenvolvimento de doença arterial coronariana. Assim como outras frutas vermelhas, possui propriedades que retardam o envelhecimento das células do corpo humano. As frutas vermelhas também são ricas em cálcio, fósforo, potássio, vitaminas A e C e são fonte de ácido ascórbicos, ricos em fibras que auxilia no funcionamento do intestino.

Soja:

A soja é rica em isoflavonas, um tipo de hormônio vegetal que possui as mesmas propriedades do estrógeno. Além de ajudarem a baixar o LDL, as isoflavonas aumentam o colesterol bom, inibindo a aterosclerose

Peixes:

Eles são excelente fonte de ácido graxo ômega 3, um tipo de gordura boa, do tipo insaturada, encontrada nos peixes de água fria, como salmão, atum e truta. A gordura insaturada ajuda na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol total do sangue; reduz o risco de formação de coágulos, além de tornar o sangue mais fluido, sendo, portanto, importante aliada na prevenção das doenças cardiovasculares.

A FORÇA DA NOTÍCIA -Uma coluna genuinamente piauiense, renasce como uma nova ferramenta de comunicação, apresentando personalidades locais, nacionais e internacionais, acontecimentos sociais, políticos e culturais, divulga notas e notícias e tudo que acontece no Brasil e no mundo. Além de contribuir para a transformação de cenários com uma rica e séria informação, demonstra aos leitores confiança, ética profissional, comprometimento e credibilidade.

Apaixonada por cinema, poesia, literatura, arte, viagens e moda. Sempre bem informada sobre tudo que acontece, a jornalista é Bióloga, especialista em Gestão Ambiental, Executiva de Negócios e Colunista da Revista Público A e Colaboradora como entrevistadora da Lucienne em Revista.

Formada em Moda e Pós-graduada em Negócios e Styles de Moda, presta assessoria de moda à diversas empresas. 

Assina a coluna: A Força da Notícia Portal Clube Notícias, Nome e Sobrenome da Revista Público A. Associada a FEBRACOS - Federação de Colunistas Sociais do Brasil.

Comentários
Artigos
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 14h44
35°
Poucas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 22°
34°

Sensação

20 km/h

Vento

25.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp