Afinal, o que é PIX?
O novo meio de pagamento entra em funcionamento pleno em novembro. Entenda o que o faz tão especial.Em 16 de novembro será disponibilizado para os cidadãos brasileiros um novo meio de pagamento: o PIX. Esta nova ferramenta desenvolvida pelo Banco Central promete revolucionar o modo que fazemos transferências de recursos e pagamentos, sendo praticamente instantâneo - com um teto de 10 segundos para conclusão da movimentação -, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana.
Hoje a transferências de recursos funciona através do DOC e do TED. Cada um tem suas características específicas, porém deixam a desejar nos aspectos de rapidez, praticidade e custos. Para fazer uma transação do tipo é necessário dados bancários como também dados pessoais do beneficiário da transferência. Entretanto, com o PIX, transferir recursos será rápido, fácil e gratuito.
Ao se registrar no PIX, cada pessoa escolherá um apelido ou chave para vincular sua conta bancária – poderá ser o CPF, número de telefone ou e-mail - e através desta escolha poderá transferir e receber pagamentos de pessoas físicas e jurídicas. Somente esta informação será suficiente para a transferência dos recursos.
Para pagamentos em lojas, restaurantes, a utilização será diferente. As tradicionais máquinas de cartão adicionarão a nova forma de pagamento em seus visores: "Crédito, débito ou PIX?". Esta será uma pergunta frequente em estabelecimentos comerciais. Além disso, no comércio eletrônico e em contas recorrentes, como as de energia por exemplo, a quitação poderá ser realizada por meio do PIX via códigos QR.
Por conta dessa necessidade de vincular os apelidos com as contas correntes, a perspectiva é de que, até o lançamento do PIX, se tenha uma "corrida" das instituições financeiras para vincular os apelidos de seus clientes a suas contas correntes. No entanto, não será necessário vincular CPF, e-mail e telefone celular em apenas uma conta corrente. O usuário pode usar os três apelidos para três contas diferentes, caso queira.
Como toda nova ferramenta, haverá um processo de adaptação e aceitação, mas por aqui já estamos muito animados com essa novidade.
Até a próxima!
Gabi Moes
Sensação
Vento
Umidade
Coronavírus
Vacinação contra Covid-19 inicia no dia 25 de janeiro no Piauí, afirma o governadorCovid-19
Superintendente do HU confirma que a nova variante do coronavírus já está no PiauíAssédio
Crime
Polícia Civil prende dono do Grupo Toinho Variedades em TeresinaProjeto
Senador propõe prisão de até oito anos para quem não tomar vacina