Governo do Piauí anuncia planos de integração para conter queimadas
Somente este ano o Corpo de bombeiros registrou mais de 1200 focos de incêndios.O governador do Piauí anunciou a criação de uma rede integrada do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Piauí para auxiliar o combate às queimadas. O projeto lançado pelo governo foi pauta de uma reunião no domingo com os representantes dos órgãos e pretende aumentar a cobertura nos municípios do estado e conscientizar a população sobre o problemas causado pelo fogo. Segundo o governo esse trabalho de combate aos incêndios agora aconteceria de forma integrada entre Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
A proposta é uma válvula de escape, já que o número de queimadas vem aumentando constantemente, só este ano mais de 1200 focos de incêndio foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros, e segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais o Piauí passou a ocupar a 5° colocação em quantidade de focos de queimadas no Brasil durante o mês de outubro. Por isso o trabalho integrado entre esses órgãos e o munícipio pode ajudar não só a conter, como também a educar a população acerca dos acontecimentos.
Segundo o governador, cada cidadão deve ter consciência e responsabilidade e evitar queima de lixo, jogar cigarro na vegetação, pois estas práticas têm efeito e leva risco para cidade. “Então, a prevenção é o primeiro passo e o segundo, é a capacidade de ação e aqui temos o Corpo de Bombeiros que estamos descentralizando seus serviços”, explicou.
Para o governador que também é presidente do consórcio nordeste a intenção é implantar a rede integrada de Bombeiros e Defesa Civil também em um Plano Nordeste, segundo ele isso poderia trazer mais eficiência, menos custos e uma maior velocidade de ação.
Uma segunda estratégia adotada pelo governador no plano de ação é a descentralização do Corpo de Bombeiros com o objetivo de otimizar as operações de combate as queimadas. Na prática esse processo pode dar ao Corpo de Bombeiros uma maior cobertura dos munícipios do estado levando o serviço a municípios menores, segundo o coronel Carlos Frederico do Corpo de Bombeiros esse processo pode aperfeiçoar as operações de combate a incêndio. “Neste período de queimadas que começou em julho já atuamos em 49 municípios com sucesso e tivemos a contenção de grandes incêndios.Estamos estudando o que precisamos melhorar e ajustar para melhorar os serviços."
O secretário da Defesa Civil, Geraldo Magela, alertou a população para evitar qualquer tipo de incêndio. “A população tem que colaborar e evitar queimar lixo, jogar cigarro na vegetação e tocar fogo em roça e se precisar fazer alguma queima, deve tomar todas as medidas de segurança para que esse pequeno fogo não se torne grande incêndio e provoque uma situação que não possa ser controlada”, explica.
Sensação
Vento
Umidade
Coronavírus
Vacinação contra Covid-19 inicia no dia 25 de janeiro no Piauí, afirma o governadorCovid-19
Superintendente do HU confirma que a nova variante do coronavírus já está no PiauíPerigo!
Demóstenes Ribeiro faz apelo para interdição de trecho da Raul Lopes aos domingosVacinação
Dr. Joaquim Parente revela que estar ansioso para ser vacinado nesta segunda (18)Veja o vídeo!
Família comemora aniversário de falecido com cerveja e pagode em cemitério no Norte do PI