Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 13/10/2020 ás 11h30

Governo do Piauí anuncia planos de integração para conter queimadas

Somente este ano o Corpo de bombeiros registrou mais de 1200 focos de incêndios.
Governo do Piauí anuncia planos de integração para conter queimadas
Foto: Divulgação

O governador do Piauí anunciou a criação de uma rede integrada do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Piauí para auxiliar o combate às queimadas. O projeto lançado pelo governo foi pauta de uma reunião no domingo com os representantes dos órgãos e pretende aumentar a cobertura nos municípios do estado e conscientizar a população sobre o problemas causado pelo fogo. Segundo o governo esse trabalho de combate aos incêndios agora aconteceria de forma integrada entre Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

 A proposta é uma válvula de escape, já que o número de queimadas vem aumentando constantemente, só este ano mais de 1200 focos de incêndio foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros, e segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais o Piauí passou a ocupar a 5° colocação em quantidade de focos de queimadas no Brasil durante o mês de outubro. Por isso o trabalho integrado entre esses órgãos e o munícipio pode ajudar não só a conter, como também a educar a população acerca dos acontecimentos.

Segundo o governador, cada cidadão deve ter consciência e responsabilidade e evitar queima de lixo, jogar cigarro na vegetação, pois estas práticas têm efeito e leva risco para cidade. “Então, a prevenção é o primeiro passo e o segundo, é a capacidade de ação e aqui temos o Corpo de Bombeiros que estamos descentralizando seus serviços”, explicou.

Para o governador que também é presidente do consórcio nordeste a intenção é implantar a rede integrada de Bombeiros e Defesa Civil também em um Plano Nordeste, segundo ele isso poderia trazer mais eficiência, menos custos e uma maior velocidade de ação.

Uma segunda estratégia adotada pelo governador no plano de ação é a descentralização do Corpo de Bombeiros com o objetivo de otimizar as operações de combate as queimadas. Na prática esse processo pode dar ao Corpo de Bombeiros uma maior cobertura dos munícipios do estado levando o serviço a municípios menores, segundo o coronel Carlos Frederico do Corpo de Bombeiros  esse processo pode aperfeiçoar as operações de combate a incêndio. “Neste período de queimadas que começou em julho já atuamos em 49 municípios com sucesso e tivemos a contenção de grandes incêndios.Estamos estudando o que precisamos melhorar e ajustar para melhorar os serviços." 

O secretário da Defesa Civil, Geraldo Magela, alertou a população para evitar qualquer tipo de incêndio. “A população tem que colaborar e evitar queimar lixo, jogar cigarro na vegetação e tocar fogo em roça e se precisar fazer alguma queima, deve tomar todas as medidas de segurança para que esse pequeno fogo não se torne grande incêndio e provoque uma situação que não possa ser controlada”, explica.

 

Comentários
Meio Ambiente
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 02h04
25°
Muitas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 23°
25°

Sensação

11 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 07-12 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp