Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 03/05/2018 ás 13h22 - atualizada em 04/05/2018 ás 17h48
Fonte: Gina Castelo Branco

A expressão além de uma tela: isso é arte?

Vamos conhecer formas de arte além de representações realistas em telas
A expressão além de uma tela: isso é arte?
Marina Abramovic durante a performance

Salut! Como estão todos? Tive a ideia de trazer hoje ao Artlife um assunto que gera dúvidas em muitas pessoas e vem sendo bastante discutido hoje em dia: o que é arte, afinal? Que tipo de manifestação pode ser considerada arte? Bom, para falar desse assunto, precisamos entender que a arte é extremamente plural e carrega subjetividade. É uma forma de expressar sentimentos e pensamentos dos mais diversos possíveis, de acordo com cada artista. A forma como ele coloca esse pensamento no mundo também pode variar e isso não faz com que a manifestação deixe de ser arte.

Já sabemos que a definição de arte não se limita ao que está em telas. E na pintura, por exemplo, existem diversos estilos.  Se tornou recorrente a afirmação de que apenas pinturas realistas são de fato arte, um pensamento equivocado que ignora todas as técnicas, estilos e correntes artísticas por toda a História que fizeram com que a arte hoje englobe tantas possibilidades e riquezas. Pinturas e desenhos abstratos encontram resistência em muitas pessoas que não as consideram uma forma de expressão artística. Quem nunca ouviu aquela velha frase: “Isso é arte? Até meu filho de cinco anos poderia ter feito isso” Na verdade, uma manifestação artística vai além de retratar fielmente figuras ou paisagens. O que parece simples e óbvio para quem vê, possui significados e uma razão para estar ali, o sentido que o artista dá à obra, isso a diferencia. A arte não é puramente a imagem que se vê em uma tela, por exemplo, mas está na intenção do artista e nas diversas interpretações que cada escolha e cada técnica utilizada pode significar.

O abstracionismo é uma tendência imprescindível na arte e possibilita a expressão que foge da realidade concreta. Além disso, a arte não se resume a o que é considerado bonito ou esteticamente agradável aos olhos de quem observa. A expressão vem do inconsciente do artista e pode despertar no público as mais variadas interpretações. O gostar ou não de uma obra ou “discordar” de seu conteúdo não deslegitima aquela expressão enquanto arte.

obra-de-jackson-pollock
No. 5, 1948, uma das pinturas mais famosas do artista Jackson Pollock (Imagem: Reprodução)

Fora das telas também existem manifestações de arte que geram dúvidas ou estranhamento em algumas pessoas. Vou citar duas delas: instalações e performances. As instalações são feitas em determinados ambientes para despertar interações entre o espectador e a obra, podendo também ser movida para outros espaços. A instalação pode provocar tanto sensações visuais como táteis, olfativas, térmicas, etc. Uma instalação tem o intuito de transformar o ambiente e instigar o público a participar da obra, interagir com ela. Elas carregam significados e interpretações, assim como outras formas de arte como a pintura e a escultura.

Instalação-artística-com-espelhos
Instalação do artista Leandro Erlich que cria ilusões de ótica com o uso de espelhos (Imagem: Reprodução)

O corpo é, inegavelmente, um instrumento de expressão artística. Danças, encenações e performances fazem parte da expressão humana desde os primórdios. Forma de arte que desafia os limites físicos e mentais do artista, a performance abrange diversos tipos de apresentação. Diferente do teatro, a performance não é encenada. “Performance é uma construção física e mental que o artista executa num determinado tempo e espaço, na frente de uma audiência”, como conceitua a artista Marina Abramovic, um dos maiores nomes da performance no mundo. Marina fez diversas apresentações artísticas ao longo de sua carreira, muitas delas colocavam em risco sua vida, como Rhythm 0, onde o público era convidado a fazer o que quisesse com a artista utilizando um dos 72 objetos disponíveis, entre eles uma pistola com uma bala. Outros artistas famosos por suas performances são Flávio de Carvalho e Chris Burden.

marina-abramovic-rhythm-0
Marina Abramovic durante a performance "Rhythm 0" (Imagem: Reprodução)

A performance é muitas vezes vista com estranhamento pelo público. No Brasil, algumas performances já foram duramente criticadas por evolverem o uso do corpo nu do artista, que é frequentemente associado a sexualidade e até a pornografia. É importante diferenciar interpretações, que variam de acordo com vivências e pensamentos de um espectador, para a real intenção do artista com a obra e o significado que ele dá a ela.

 A arte, enfim, dentro ou fora das telas, não possui barreiras físicas, estéticas, sociais, etc.: ela está ali com um significado e encontra outros significados em quem a vê. Mais importante que julgar o que é arte ou não, de acordo com suas preferências pessoais, é sempre que surgir um estranhamento ou dúvida sobre uma obra, buscar entender sobre ela ou sobre o significado que o artista a atribui. Arte não se resume apenas ao que nos agrada ou nos dá conforto, seu significado é bem mais complexo e fascinante, além disso, a dúvida e o estranhamento nos instigam a pesquisar e a conhecer novos pontos de vista, sejam eles semelhantes ou diferentes dos nossos. Que tal nos permitirmos a conhecer coisas novas?

Vamos às dicas de hoje?

O canal no Youtube “Vivieuvi” fala de uma forma bastante dinâmica e interessante sobre arte e suas diversas expressões. A youtuber trata em alguns vídeos sobre os assuntos que discutimos hoje no Artlife: https://www.youtube.com/channel/UCxIruXzvzmLkaH-a-QGnnKQ

Burden: documentário da Netflix sobre o artista Chris Burden, famoso por suas performances ousadas, algumas que incluem arriscar sua própria vida.

Palestra do TED Talks da artista Marina Abramovic, que faz performances que desafiam seus limites. https://www.ted.com/talks/marina_abramovic_an_art_made_of_trust_vulnerability_and_connection?language=pt-br#t-300838

Em Teresina, a Montmartre realiza no dia 8 de maio a exposição Luzidio no restaurante Vertigo Gastrobar.

 

Comentários
Cultura
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 23h46
24°
Alguma nebulosidade Máxima: 35° - Mínima: 22°
24°

Sensação

9 km/h

Vento

74%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp