Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 23/10/2020 ás 11h54

80 anos do Rei Pelé

O ex-jogador de futebol e uma das maiores estrelas do esporte comemora aniversário hoje.
80 anos do Rei Pelé
Foto: Reprodução

Há oitenta anos, na cidade de Três Corações, Minas Gerais, nascia Edson Arantes do Nascimento, Pelé para os íntimos, nome que anos mais tarde se tornaria marca inesquecível no coração de amantes do futebol no mundo todo.

Desde moleque Edson ou “Dico”, como era apelidado pela família, mostrava que levava jeito para jogar bola. Aos quatro anos quando se mudou com sua família para Bauru, em São Paulo, ele já era estrela em um campinho bem diferente, não tinha grama, só muita areia e poeira, sem muito brilho, mas já com muito amor pelo futebol. 

Diferente da posição que lhe fez ser reconhecido no mundo inteiro, Pelé jogava lá atrás, no gol. Tinha como inspiração o goleiro do Vasco, Bilé, que era amigo de time de seu pai, não demorou para que a joia do futebol fosse descoberta jogando na rua mesmo. E foi daí que o apelido que o consagrou surgiu, Edson tinha dificuldade em pronunciar o nome de seu ídolo e os amigos passaram a chamá-lo de Pelé por conta disso.]

 

 

Aos onze anos Pelé já vestia a camisa do Bauru, time que ficou pequeno para o tamanho do talento que fluia pelos pés do jovem jogador. Pouco tempo depois o menino que jogava em campinhos de areia, passou a trilhar um caminho de glórias quando assinou o contrato com o Santos Futebol Clube.

No time do peixe, Pelé atuou por mais de duas décadas chegando a ganhar mais de 40 títulos vestindo a camisa do Santos. Mesmo muito novo na época em que chegou ao time, Pelé teve atuações memoráveis  e graças a seu talento conseguiu ser convocado aos  17 anos para sua primeira Copa do Mundo.

 

O mundial da Suécia ficou marcado na memória do futebol brasileiro, Pelé marcou ao todo 6 gols na competição, artilheiro do Brasil, e fez história quando se tornou o jogador mais jovem a conquistar a taça mais desejada do futebol mundial.

 

 Pelé tinha uma média de gols absurdas, marcou 1282 gols em 1364 partidas oficiais e não oficiais. O jogador se despediu da seleção brasileira em 1971 e do Santos em 1972, chegou ainda a jogar no New York Cosmos (1974), com o intuito de promover o futebol nos Estados Unidos, onde encerrou sua carreira profissional de jogador em clubes de futebol.

Depois de Pelé a camisa 10 se tornou um manto dado pelo clube ao melhor jogador do time. Pelé mudou a relação do brasileiro com o futebol e dos jogadores com o próprio time, é ídolo até hoje do clube e de jogadores espalhados por todo o mundo. O gênio do futebol que começou assim como tantos meninos e meninos fez história, inspirou atletas e se tornou uma lenda viva do esporte no mundo. 

 

Comentários
Esportes
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 11h31
32°
Nuvens esparsas Máxima: 34° - Mínima: 24°
36°

Sensação

13 km/h

Vento

56%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 24-11 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp