Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 27/10/2020 ás 09h23

O Centenário de Lygia Clark, artista que aproximou a arte da vida

A artista inovou trabalhando os movimentos e a intervenção do público com as obras
O Centenário de Lygia Clark, artista que aproximou a arte da vida
Lygia Clark é um dos maiores nomes da arte brasileira (Foto: Reprodução)

Hello! How are you? Hoje quero falar com vocês sobre a artista brasileira Lygia Clark, que tem o centenário de seu nascimento celebrado neste ano de 2020. Ela foi uma grande pintora e escultora. Além disso, lecionava e acreditava na união entre a arte e a terapia psicológica.

Nascida em Belo Horizonte, em 1920, Lygia Pimentel Lins iniciou seus estudos na arte em 1947, quando se mudou para o Rio de Janeiro. Lá, ela teve Burle Marx como seu primeiro mestre. Posteriormente, morou em Paris. Ao retornar ao Brasil, a artista integrou o Grupo Frente, marco histórico do movimento construtivo no Brasil, liderado por Ivan Serpa (1923-1973).

mascara-abismo-com-tapa-olhos
Máscara Abismo, uma experiência sensorial (Foto: Reprodução)

E o que caracterizava a obra de Lygia Clark? Seu nome está associado ao movimento chamado Neoconcretismo, que propõe que a arte não se limita ao mero geometrismo, mas que ela possui subjetividade, sensibilidade. Assim, propõe uma relação mais próxima do público com a obra. Lygia Clark, nesse sentido, se destaca com uma das grandes características da Arte Contemporânea, que é a interação do espectador com a obra, criando trabalhos que dependem da interferência do público, mostrando essa troca de sensações e essa conexão próxima da arte com as pessoas.

serie-bichos
"Bichos" propõe o movimento e a intervenção do público com a obra (Foto: Reprodução)

Seus trabalhos mais famosos são a Série Bichos, iniciada em 1960. Consistem em placas de metal que podem ser manuseadas pelo público, promovendo uma interação e uma mudança da obra dependendo das ações do espectador, fazendo dela um “organismo vivo”. Lygia foi inovadora: Essa ideia de arte interativa, que pode ser manuseada pelo público foi um marco na arte moderna brasileira. Quando paramos para pensar nesse tipo de obra hoje, vemos que se tornou comum na arte contemporânea.

Além de trabalhar com as ideias inovadoras de arte em movimento e de interação do público com suas esculturas e instalações, ela tinha uma visão muito crítica sobre a transformação da arte em mercadoria e sobre todo o mercado da arte em si.

trepantes-lygia-clark
Trepantes, de Lygia Clark (Foto: Reprodução)

Não é à toa que Lygia Clark é vista hoje como um dos maiores nomes da arte brasileira. Seu trabalho inovador, os questionamentos e reflexões que sempre propôs a tornaram um destaque mundial. Suas obras até hoje são expostas em grandes mostras em espaços como o Museu de Arte Moderna de Nova York. Neste ano de centenário da artista, muitas exposições comemorativas estavam programadas para acontecer, antes da pandemia, inclusive no Brasil. Vamos às dicas de hoje?

Estou participando, ao lado de grandes artistas piauienses, da 13ª exposição anual da UAPPI (União dos Artistas Plásticos do Estado do Piauí), chamada Atemporal. O Vernissage será dia 29/10. Acompanhe pelas redes sociais da @terrasienagaleria.

A Montmartre está de portas abertas para receber você com todos os cuidados necessários! Basta agendar um horário. Nos mande uma mensagem no Instagram @galeriamontmartre!

Mais uma dica de exposição: a mostra “Amarelo de Sol”, do grande Nonato Oliveira, está aberta no Empório do Zeca até o dia 25/11. Visite!

Comentários
Cultura
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 08h49
28°
Alguma nebulosidade Máxima: 35° - Mínima: 24°
31°

Sensação

9 km/h

Vento

74%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 24-11 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp