Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Gabi Moes

Gabi Moes

Postada em 10/11/2020 ás 09h54

Guia prático das dívidas

Endividado? Então vem ver o passo-a-passo para sair das dívidas!
Guia prático das dívidas

Se você está tendo problemas financeiros, na maioria dos casos ter mais dinheiro não será a solução͘. Sabe porquê?! Porque o que na maioria dos casos as dívidas são causadas por hábitos financeiros ruins. Não importa qual seja a sua renda mensal, sem mudança de hábitos as dívidas sempre seguiram você.

Mas então o que mudar e como mudar? Os quatros passos para sair das dívidas são simples e práticos, porém exigem determinação para a execução!

O primeiro passo é a organização financeira. Conheça a sua real situação, quanto ganha, quanto gasta, quanto já tem comprometido com dívidas. Não adianta correr dessa parte, você precisa enxergar o tamanho do buraco em que está metido͘. E para você enxergar, vai ter que acompanhar de perto todos os seus gastos͘. Anote tudo em um bloquinho separado por áreas, em planilhas do Excel, em aplicativos no celular. Seja como for mais prático para você, anote!

Sabendo do seu orçamento hoje você pode ir para o segundo passo, que é montagem o seu plano de ação. Olhando para o seu orçamento hoje, quais itens você pode diminuir ou cortar? Quantos reais são possíveis economizar? A gente sabe que precisa economizar da Renda Principal, mas se você puder aliar economizar com fazer renda extra, você pagaria essas dívidas muito mais rápido, concorda?! Você tem habilidade para cozinhar? Fazer doces? Bolos? Ou dar aulas de alguma matéria͘͘͘͘, costurar e afins. Pensa bem͘͘͘ o que você pode fazer para gerar uma renda extra?! Organizar as suas finanças, economizar parte da sua renda e ganhar mais͘, esse é o tripé que vai te ajudar a sair das dívidas o mais rápido possível!

Com o seu plano de ação formando, é hora do terceiro passo: estabeleça a prioridade das suas dívidas!

Quite primeiro as dívidas relacionadas as despesas essenciais, que são vitais para manter a nossa qualidade de vida, como a conta de energia, a conta de água͘͘͘. São contas que caso você não pague logo, poderá ficar sem os serviços͘.

O segundo item na lista de prioridades deve ser as dívidas relacionadas à bens de garantia. O que acontece se você tiver um financiamento do imóvel ou financiamento do carro e não pagar? Eles vão sim pegar o bem de volta͘. Então para evitar ficar sem o seu bem, é importante considerar a relevância dessa dívida na escala de prioridades͘.

Em terceiro lugar vem as dívidas com custo efetivo total maior. São as dívidas com o cartão de crédito, o cheque especial, o empréstimo pessoal, o crédito consignado, as dívidas bancárias. Esse tipo de dívida cresce muito rápido, então entenda a taxa de juros de cada uma e quite da dívida com maior custo efetivo total à menor.

Na quarta posição das prioridades vem as dívidas não essenciais. São telefone, internet, TV por assinatura, são consideradas menos prioritárias porque o principal impacto que provocam é a suspensão dos serviços͘. Essas dívidas não têm o mesmo efeito negativo sobre a qualidade de vida como a suspensão de serviços essenciais͘.

Após ter completado o terceiro passo, com a eleição das prioridades das suas dívidas, vem o quarto passo: a renegociação. Converse com a instituição financeira que você está devendo e veja qual a taxa de juros que ela vai te propor, depois pesquise para ver se não consegue um empréstimo com taxas menores͘. Na hora que o gerente do seu banco te propor um parcelamento da sua dívida, mesmo que as parcelas caibam no seu bolso, não aceite de imediato͘. Vá para casa, pense bem, analise, faça os cálculos͘͘͘͘ e pense de acordo com o seu orçamento qual a melhor saída!

Até a próxima!

Gabi Moes

Comentários
Artigos
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 09h59
30°
Alguma nebulosidade Máxima: 34° - Mínima: 24°
33°

Sensação

11 km/h

Vento

62%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 24-11 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp