Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Gabi Moes

Gabi Moes

Postada em 17/11/2020 ás 10h51

Tesouro Direto - o que é?

Um coringa dos investimentos de renda fixa
Tesouro Direto - o que é?

O investimento no Tesouro Direto tem chamado a atenção dos brasileiros nos últimos tempos. Isso se deve principalmente à sua rentabilidade, que é maior que a poupança, e à sua segurança, sendo hoje um dos investimentos conservadores mais difundidos.

É um título emitido pelo governo federal e funciona como um empréstimo ao governo, ou seja, o investidor empresta o seu dinheiro para o governo e recebe de volta acrescido de juros na data de vencimento, que é definida no momento da compra. Os recursos captados pelo Tesouro Direto são direcionados para o financiamento de áreas como educação, infraestrutura e saúde. Então, ao investir em títulos públicos, você ganha dinheiro e ainda contribui para o desenvolvimento do país.

Existem três tipos de remuneração para o tesouro direto: prefixada, pós-fixada e híbrida. E essas taxas podem estar atreladas à inflação, o IPCA, ou à taxa básica de juros, a taxa SELIC.

 

TESOURO PREFIXADO

Os tesouros prefixados podem ser o Tesouro Prefixado e o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais.

Esta categoria possui uma taxa fixa de rentabilidade - por exemplo, 4% ao ano.

Nesse caso, você vai receber os 4% todos os anos até a data do vencimento, independentemente das condições do mercado, então você já sabe o montante que irá receber no momento do vencimento do título. Caso seja um investidor mais conservador, esse é um investimento bem agradável ao seu perfil.

Com o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais, você recebe o rendimento do período a cada seis meses, não precisando esperar o vencimento para poder resgatar o seu capital sem que haja uma possível perda de rentabilidade.

São ideais para investidores que acreditam no declínio futuro das taxas de juros.

 

TESOURO ATRELADO A INFLAÇÃO

Considerados como híbridos, ele vem com a taxa de rentabilidade somada a uma parte variável. Por exemplo: 3% + IPCA.

Assim, você sabe que o dinheiro investido renderá de forma fixa os 3%. Mas, como o IPCA (índice ligado a inflação) está sujeito a variações ao longo do tempo, há momentos em que você receberá mais e, em outros, menos.

De toda maneira, o Tesouro IPCA+ e o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais oferecem ganho real ao investidor. Ou seja, você sempre ganha acima da inflação.

Dessa forma, eles são ideais para quem quer proteger o dinheiro da desvalorização e manter o poder de compra no futuro.

 

TESOURO INDEXADO A SELIC

O Tesouro Selic o único título público que possui a rentabilidade indexada à taxa Selic.

Ele é um dos papéis mais conhecidos do Tesouro Direto, principalmente por conta da sua flexibilidade.

Esse ativo confere ao investidor o retorno equivalente à taxa Selic. Por isso, podemos compará-lo com investimentos que pagam cerca de 100% do CDI.

Uma das características principais dessa categoria é que ele sempre rende de forma positiva. Ou seja, o seu dinheiro cresce constantemente.

Por ser um dos títulos mais negociados do tesouro, há sempre a tendência de haver um ágio sobre o mesmo. Por esse motivo sempre foi indicado como bom investimento para reserva de emergência, porém com a pandemia e atual situação do país não tem mais indicação frequente.

É indicado para investimentos de médio prazo, pois seu vencimento não é tão distante quanto o dos outros títulos.

 

Se você está procurando um lugar seguro, com boa rentabilidade, tem disponibilidade de esperar até a data de vencimento e não quer ter dor de cabeça com seu dinheiro, o tesouro é uma boa opção para você.

Comentários
Artigos
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 11h00
32°
Nuvens esparsas Máxima: 34° - Mínima: 24°
35°

Sensação

17 km/h

Vento

52%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 24-11 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp