Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 20/11/2020 ás 15h50
Fonte: Catraca Livre

Cinco filmes para falar sobre racismo e consciência negra

Listamos cinco produções que vão te fazer sobre o tema.
Cinco  filmes para falar sobre racismo e consciência negra
Foto: Reprodução

Hoje é comemorado o Dia da Consciência Negra, data que remete ao líder quilombola Zumbi dos Palmares. O objetivo da data é propor uma reflexão sobre o povo e a cultura africana no Brasil, e o contexto social no qual essa população está inserida, bem como o quão forte o racismo ainda permanece presente na sociedade.

Os filmes são uma ótima maneira de saber mais sobre essa história. semana da consciência negra, selecionamos 10 filmes que te farão refletir sobre o tema no Brasil e no mundo.

Raça

A história de Jesse Owens, atleta americano que superou o racismo e não só participou dos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, em pleno regime nazista, como conquistou quatro medalhas de ouro. O filme denuncia o racismo presente na sociedade americana da década de 30, por exemplo, negros não podiam se sentar junto aos brancos nos ônibus, não podiam frequentar os mesmos dormitórios estudantis e nem o mesmo banheiro.

Histórias Cruzadas

 

Nos anos 60, no Mississippi, Skeeter é uma garota da alta sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark, a empregada da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem contar a histórias de muitas delas.

Cidade de Deus

 

O filme retrata o crescimento do crime organizado na Cidade de Deus, uma favela que começou a ser construída nos anos 1960 e se tornou um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro no começo dos anos 1980. Para contar a trajetória deste lugar o filme narra a vida de diversos personagens e eventos que se entrelaçam no decorrer da trama. Tudo pelo ponto de vista do Buscapé, o protagonista-narrador negro que cresceu em um ambiente muito violento. Porém, encontra subsídios para não ser fisgado pela vida do crime.

12 Anos de Escravidão

 

O filme “12 Anos de Escravidão” é baseado na história real de Solomon Northup, um homem negro nascido livre no norte dos Estados Unidos que lutou arduamente durante mais de uma década pela sobrevivência e pela liberdade. A história se passa em 1841, época pré-Guerra Civil (1861-1865) e portanto alguns anos antes da abolição oficial da escravatura no país. Solomon vivia com a esposa e seus dois filhos em Nova York, era violinista, sabia ler e escrever e viajou para diversas regiões nesse período em que parte do país ainda estava arraigada à cultura da à cultura da escravidão.

Um dia, ele recebe uma proposta para trabalhar como violinista em Washington e viaja com os dois homens que o contrataram, Brown e Hamilton. Mas eles o embriagam e o sequestraram para levá-lo ao sul escravagista e vendê-lo como escravo. A partir daí, Solomon precisa se virar como pode para sobreviver, superando humilhações físicas e emocionais. 

Selma, uma luta pela igualdade

 

Com direção de Ava DuVernay e escrito por Paul Webb, o filme “Selma, uma luta pela igualdade” (Título no Brasil), lançado originalmente em 2014 (em 2015 no Brasil), é um filme que retrata a luta do ativista político Martin Luther King Jr. e seus seguidores pelos direitos civis da população negra nos Estados Unidos da América. O filme “Selma” aborda principalmente os movimentos e marchas realizadas na cidade de Selma, Alabama, em busca do direito ao voto igualitário para pessoas negras norte americanas.

Martin Luther King Jr. foi uma das figuras mais importantes na luta em favor dos direitos civis dos negros nos EUA. Até hoje suas frases motivam e inspiram milhares de movimentos e manifestos pelo mundo. Selma é apenas uma pequena amostra de uma batalha por direitos e igualdade que segue até os dias atuais.

Comentários
Entretenimento
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 11h10
32°
Nuvens esparsas Máxima: 34° - Mínima: 24°
35°

Sensação

17 km/h

Vento

52%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 24-11 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp