Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 25/11/2020 ás 13h50 - atualizada em 26/11/2020 ás 12h09

Parnaíba registra seu primeiro caso de febre do Nilo em humanos

Já são oito casos confirmados no estado do Piauí

Parnaíba teve seu primeiro registro de febre do Nilo Ocidental em humanos. A doença é uma infecção viral transmitida pela picada de mosquitos infectados, principalmente do gênero Culex. A médica veterinária e doutora em Virologia pelo Instituto Evandro Chagas, Lilian Catenacci, explica que a suspeita é que aves migratórias picadas pelo mosquito estejam espalhando o vírus.

 

Já são oito casos confirmados. O primeiro foi em pacientes residentes nos municípios de Aroeiras do Itaim (2014), Picos (2017), Piripiri (2017), Lagoa Alegre (2019), Teresina (2019), Amarante (2019) e Água Branca (2020). Já casos registrados em outros estados constam Espírito Santo (2018), Ceará (2019) e São Paulo (2019).

 

"A gente foi a Parnaíba antes mesmo desse caso ser notificado. O nosso litoral, apesar de curto, contém diversas ilhas onde as aves migratórias também chegam e sendo picadas por mosquitos locais podem estar transmitindo a enfermidade, se essas aves tiverem infectadas", explica a médica veterinária.

 

Em outubro foi realizada coleta de sangue de aves migratórias, aves silvestres, galinhas e equinos, para a vigilância do vírus da febre do Nilo.  No Piauí, uma rede de vigilância já investiga o vírus transmissor da doença, como por exemplo, a Secretaria de Saúde do Estado, Universidade Federal do Piauí, Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, secretarias municipais, entre outros.

 

Uma das orientações para a proteção da população, é indicado a instalação de telas de proteção e o uso de repelente. Os sintomas da doença são semelhantes a dengue e gripe, podendo apresentar dores de cabeça, desorientação, entre outros.

 

Comentários
Meio Ambiente
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 12h33
28°
Muitas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 23°
31°

Sensação

9 km/h

Vento

70%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 07-12 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp