Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 27/11/2020 ás 10h27

Black Friday: Como não cair em pegadinhas e aproveitar os descontos

A promoção aguardada por muitos reserva altos descontos, mas é preciso ter atenção para não acabar enganado.
Black Friday: Como não cair em pegadinhas  e aproveitar os descontos
Foto: Reprodução

A Black Friday é sem dúvida um dos dias mais aguardados, a última sexta-feira do ano é considerada por muitos a melhor data para fazer as compras. Este ano a data vai contar com algumas adaptações, isso porque em meio a pandemia muitos consumidores vão preferir esperar os descontos dentro de casa.

Segundo dados da Ebit/Nielsen, empresa de análise de dados e que mede a reputação de lojas virtuais, as vendas online da Black Friday de 2020 devem crescer 20% na comparação com a mesma data do ano passado. Em 2019, elas ultrapassaram R$ 3,2 bilhões.

Dentro do mundo virtual é preciso ter um pouco mais de cuidado quando surgem altas promoções e quedas inacreditáveis  de preços. Muitas vezes esse entusiasmo e desejo do consumidor, acabam tornando uma compra que traria felicidade em uma tremenda dor de cabeça.

Dados do Sistema Nacional do Consumidor (Sindec) alertam para o fato de que as demandas nos órgãos de proteção e defesa do consumidor mais que dobraram de janeiro a outubro deste ano, quando comparadas ao mesmo período de 2019. Entre as principais queixas estão a demora ou a não entrega do produto; cobrança indevida ou abusiva ou a falta de pagamento de indenização.

Segundo o chefe de fiscalização do Procon estadual, José Arimateia Costa, uma das principais dicas é ter um planejamento prévio do que se deseja comprar. O ideal é que sempre que pensar em comprar em uma determinada loja verifique antes a reputação dela em sites especializados como o www.reclameaqui.com.br e pela plataforma consumidor.gov.br.

Além  disso o chefe de fiscalização dá outras dicas como a exigência da nota fiscal no ato da compra, sempre verificar o CNPJ da loja em que você pretende comprar e checar a autenticidade do perfil da loja online.

 

E como aproveitar os descontos e economizar?

Depois de ter atenção a todos esses itens é hora de aproveitar e comprar, mas é claro com moderação e cuidado de não acabar gastando mais do que pode e estourar seu orçamento. Separamos algumas dicas que podem te ajudar a definir seus objetivos mesmo sendo bombardeado de promoções.

 

Sempre compare preços

Comparar o preço de um mesmo produto em lojas diferentes pode te ajudar a economizar bastante. Isso permite entender onde você encontra melhores descontos e condições, indicando sempre quem está com valor mais baixo no momento da sua busca. Plataformas como o www.zoom.com.br.

 

Aproveitar cupons de desconto

Essas páginas disponibilizam códigos que você pode aplicar nas compras para reduzir o valor final na hora do pagamento, algo que pode contribuir para economizar bastante em alguns casos, ou ainda abater valores de frete. Você pode encontrar esses em sites como Meu Cupom, Pelando e Cuponation

 

Acompanhar as redes sociais de lojas e marcas

Outra fonte de promoções e descontos são as redes sociais de marcas e lojas. Durante a Black Friday, é comum que ofertas e ações promocionais curtas, que oferecem poucas unidades de determinado produto ou têm duração breve, sejam anunciadas nesses espaços. Além disso, uma estratégia para ficar por dentro de promoções surpresas são as listas de e-mails das lojas, também usadas para divulgar ações do tipo. Para se inscrever, é preciso liberar o envio mensagens promocionais do e-commerce. Após a Black Friday, é possível cancelar o recebimento dos e-mails.

 

Aproveitar lojas que oferecem cashback

O cashback é um tipo de atrativo que lojas e serviços financeiros oferecem para o consumidor. A ideia é simples: você recebe uma porcentagem do valor da compra de volta como incentivo para gastar em novos produtos. Em algumas plataformas, o dinheiro que volta pode até ser depositado direto na conta bancária, representando um desconto final ainda maior.

Comentários
Economia
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 12h13
28°
Muitas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 23°
31°

Sensação

17 km/h

Vento

70%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 07-12 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp