Brasil: desemprego chega a 14,6%, maior taxa desde 2012
O IBGE só considera desempregado quem está em busca de uma ocupaçãoO encerramento do trimestre em setembro mostra que o desemprego atingiu o patamar recorde de 14,6%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (27). Essa é a maior taxa registrada na série histórica, iniciada em 2012.
No total, o Brasil possui 14,1 milhões de pessoas desempregadas. Em comparação com o trimestre anterior, houve aumento de 13,3%. Isso significa que mais 1,3 milhão de pessoas encontram-se na fila em busca de um trabalho no país.
Os dados foram divulgados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Desemprego chega a 17,9% no Nordeste
No terceiro trimestre, a taxa de desemprego subiu em dez estados e ficou estável nos demais. As maiores taxas foram na Bahia (20,7%), em Sergipe (20,3%) e em Alagoas (20%). Já a menor foi registrada em Santa Catarina (6,6%).
Os maiores crescimentos da taxa de desocupação foram registrados na Paraíba, no Amapá, e em Pernambuco. A taxa de desemprego atingiu o recorde de 17,9% no Nordeste, o maior número entre as regiões do país.
O Sul teve a menor taxa entre elas: 9,4%. De acordo com a analista da pesquisa, Adriana Beringuy, o aumento na taxa de desemprego reflete a flexibilização das medidas de isolamento social para controle da pandemia de covid-19. A taxa é maior entre mulheres e pretos e pardos, e entre homens e mulheres. O percentual foi de 12,8% para os homens e de 16,8% para as mulheres. Entre as pessoas pretas, a taxa foi de 19,1%, enquanto a dos pardos foi de 16,5%, ambas acima da média nacional. A menor taxa foi a dos brancos: 11,8%.
Os jovens também tiveram a maior taxa de desocupação entre os grupos etários no terceiro trimestre. As pessoas de 14 a 17 (44,2%) e de 18 a 24 anos de idade (31,4%) tiveram taxa acima da média nacional (14,6%).
Fonte: UOL
Sensação
Vento
Umidade
Coronavírus
Vacinação contra Covid-19 inicia no dia 25 de janeiro no Piauí, afirma o governadorAssédio
Crime
Polícia Civil prende dono do Grupo Toinho Variedades em TeresinaColuna
Natal é tempo de Amor – Famílias celebram o nascimento de Jesus CristoProjeto
Senador propõe prisão de até oito anos para quem não tomar vacina