Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 29/11/2020 ás 18h19 - atualizada em 30/11/2020 ás 09h25

Dr. Pessoa é eleito o novo prefeito de Teresina

Com 88% das apurações, Dr. Pessoa obteve mais de 207 mil votos, equivale a 62% dos votos.
Dr. Pessoa é eleito o novo prefeito de Teresina
Foto: Divulgação

O candidato Dr. Pessoa (MDB) foi eleito prefeito de Teresina na disputa em segundo turno com Kleber Montezuma (PSDB), neste domingo (29 às 19h10, e vai comandar a capital piauiense pelos próximos quatro anos. Dr. Pessoa obteve 236.339 mil votos, equivalente a 62,31% dos votos.  Já o candidato Kleber Montezuma, teve 142 mil 941 votos, que corresponde a 37,69% dos votos.

Foto: Roberta Aline

Após confirmação de sua eleição, Dr. Pessoa (MDB), afirmou em uma entrevista coletiva que suas primeiras medidas como prefeito de Teresina serão com em relação as pessoas excluídas, garantindo a estas alimentação, locais para dormir e banho. “Minha primeira medida será com os “excluídos”. Para essas pessoas que dormem em bancos de praças, escadarias de igreja, que pedem por aí, pois pedem porque tiraram e excluíram elas da cidadania. E nó vamos dar o gostinho do que é ser cidadão e cidadã”, pontua.

Foto: Roberta Aline

O médico comemorou sua vitória ao lado de apoiadores, pessoas em situação de rua e idosos onde milhares de pessoas já o aguardavam. Dr. Pessoa se emociona e abraça a população emocionado ao som da música “Todos estão surdos", de Roberto Carlos. Ainda em entrevista, o futuro prefeito da capital diz que não fará uma gestão “caça às bruxas”, que pretende promover inclusão e combater a desigualdade social. “Quero deixar para Teresina uma mensagem de esperança, uma mensagem de fazer bem melhor o que está aí há 34 anos. Não farei caça ás bruxas, não sou um malfeitor. Se meus adversários quiserem colaborar com informações ao meu mandato de governo, sejam bem-vindos”, afirma Dr. Pessoa.

Foto: Roberta Aline

Kleber Montezuma felicita Dr. Pessoa por sua vitória

As campanhas para o segundo turno das eleições municipais foram marcadas por troca de acusações e elevações de tom. O candidato que ficou em segundo lugar, Kleber Montezuma intensificou as caminhadas de rua nessa reta final, e afirmou que o seu adversário faz parte de um “blocão” se referindo aos partidos que aderiram ao Dr. Pessoa.

Em entrevista, o professor Kleber Montezuma parabenizou o prefeito eleito Dr. Pessoa e relata que não prevê uma nova candidatura. “Teresina nos abraçou e sou muito grato. Fizemos uma campanha bonita, limpa e respeitosa. Sou só gratidão. Teresina me recebeu há 46 anos, e tudo que eu tenho foi Teresina que me deu. Felicito e parabenizo o Dr. Pessoa, ele agora é prefeito ode Teresina, prefeito de todos, rogo a Deus que ele tenha muito sucesso em sua gestão. A cidade merece uma boa gestão”. O candidato afirma também que sai muito mais humanizado após a trajetória política e que em um estado democrático uma hora você ganha e outra você perde.

Firmino afirma que o sentimento de mudança prevaleceu nessas eleições

O prefeito Firmino Filho (PSDB) afirma que o sentimento de mudança prevaleceu após sete mandatos consecutivos dos tucanos e pede desculpas por erros. “Existia um sentimento de mudança que prevaleceu, são sete eleições consecutivas e essa fadiga atrapalhava nossa candidatura. Nós nos curvamos porque isso é democracia e é o voto que decide, ele mandou a mudança e temos que respeitar a soberania do voto. Nós temos uma história política em Teresina que é exceção no Brasil com sete mandatos e estamos saindo do quatro mandato com 60% de aprovação. Nós somos gratos pela confiança. Nos esforçamos muito e trabalhamos muito, também cometemos muitos erros e peço desculpas”, destacou.

Sobre a transição, o prefeito disse que uma equipe para auxiliar o candidato eleito Dr. Pessoa e disse que vai ser tranquila. “Terão toda abertura, de forma transparente, para que tenham acesso às informações cruciais”, conclui Firmino Filho.

Foto: Roberta Aline

História de Dr. Pessoa 

José Pessoa Leal nasceu na localidade Lagoa da Rosa, no município de Água Branca, no dia 12 de agosto de 1946. Filho dos agricultores Faustino José Leal e Maria Raimunda Leal. Irmão de seis e pai de três. Foi alfabetizado apenas aos 15 anos. Em 1966 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (UNIFESO), no RJ.

Especializou-se em Cirurgia Geral, Saúde Pública, Administração Hospitalar, Medicina do Trabalho e é titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões do Rio de Janeiro e Mestre em Saúde da Família, tendo conquistado o direito de pleitear um Doutorado. Trabalhou como acadêmico em 1975 e a partir de 1978 como médico no estado do Rio de Janeiro.

Foi diretor do Serviço de Urgência e Emergência (Pronto Socorro) do Hospital das Clínicas de Teresópolis – RJ; diretor do Serviço de Urgência e Emergência do Hospital Getúlio Vargas, Teresina-PI (Hospital de Ensino); diretor do Hospital Satélite (Diretor Clínico- Clínica Médica), Teresina-PI; desempenhou ainda atividades de ensino como professor concursado de cirurgia geral na Faculdade de Medicina de Teresópolis – RJ (departamento de cirurgias). 

Atualmente é professor Adjunto 04 em Cirurgia Geral na Universidade Federal do Piauí (UFPI), coordenador do Curso de Urgências Médica e Cirúrgicas na UFPI, coordenador de monitores do curso de Urgências Médica e Cirúrgicas na UFPI, membro do Conselho Universitário da UFPI e Mestre em saúde da família UNINOVAFAPI.

Na política, Dr. Pessoa iniciou sua trajetória política em 1988, quando candidatou-se a prefeito de Lagoinha do Piauí, mas não venceu as eleições. Em 1996 foi candidato a prefeito de Água Branca, mas só conseguiu ser eleito em 2000 como vereador de Teresina e foi reconduzido por três mandatos seguidos, em 2004, 2008 e 2012. Em 2014 foi eleito deputado estadual. Em 2016 disputou as eleições para prefeito e ficou em segundo lugar, com mais de 170 mil votos. Em 2018, candidatou-se ao Governo do Piauí, ficando novamente em segundo lugar e obtendo, na capital, 40 mil votos a mais que o governador. Em 2020, disputou as eleições para a Prefeitura de Teresina.

Comentários
Eleições 2020
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 11h42
28°
Muitas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 23°
31°

Sensação

17 km/h

Vento

70%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 07-12 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp