Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 09/12/2020 ás 09h11 - atualizada em 09/12/2020 ás 09h34

Reitor da UFPI quer que Sanatório Meduna seja transformado em espaço cultural

A antiga capela do Meduna já passa por reformas.
Reitor da UFPI quer que Sanatório Meduna seja transformado em espaço cultural
O reitor esteve visitando o espaço na manhã desta terça-feira. Foto: Divulgação

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, quer que os espaços do antigo Sanatório Meduna sejam transformados em um centro cultural ou passem a abrigar o novo Parque Tecnológico do Piauí, ligado à Universidade. Ele visitou a área na manhã desta terça-feira (8). A antiga capela do Meduna já passa por reformas.

A visita começou pelas instalações da antiga capela do Sanatório, que será transformada na Capela Universitária São Paulo VI. O uso do espaço está sendo cedido em comodado por 20 anos à Arquidiocese de Teresina pelo grupo proprietário da área.

Com conclusão prevista em três meses, a obra inclui a revitalização completa do templo, incluindo a construção de novo acesso à capela pelo Shopping Rio Poty (dono da área), reforma do telhado, pintura, recuperação de portas, instalações elétricas e construção de novas salas para religiosos e de novos banheiros, adaptados, para o público em geral.

Acompanharam o reitor na visita o Desembargador Brandão, o assessor especial Maycon Silva, além do engenheiro Fábio e da arquiteta Maria Beatriz. A intenção é unir esforços para revitalizar as instalações em ruínas e vandalizadas, para redesenhar a vocação do espaço.

“Estamos iniciando uma forte mobilização com a sociedade, para que o antigo Meduna possa se converter num centro disseminador de cultura, e, dependendo das tratativas que faremos, até mesmo abrigar o Parque Tecnologico”, disse o reitor, reafirmando que a Universidade irá dispor de seus pesquisadores e sua expertise para auxiliar no que for preciso para reviver o espaço.

O Sanatório Meduna foi fundado em 21 de abril de 1954, durante o governo do presidente Sarney. O hospital foi criado pelo médico Clidenor de Freitas Santos, um dos pioneiros da psiquiatria piauiense, e foi desativado em 2010.

Comentários
Cidades
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 23h16
25°
Alguma nebulosidade Máxima: 35° - Mínima: 22°
25°

Sensação

15 km/h

Vento

65%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp