Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads

Cristino Castro

Por Redação
Postada em 09/05/2018 ás 15h53 - atualizada em 09/05/2018 ás 17h37

Poços Jorrantes desperdiçam água há cerca de 50 anos no Piauí

Apesar de toda beleza, os poços jorrantes mostra a falta de planejamento com tamanho desperdício de água no sul do estado, região que é marcada por constantes períodos de seca.
Poços Jorrantes desperdiçam água há cerca de 50 anos no Piauí
Poço jorrante em Cristino Castro. Foto: André Leal/ClubeNotícias

O sul do Piauí é um local geograficamente desfavorecido de chuvas. Nele, encontramos várias cidades que enfrentam longos períodos de secas e algumas com péssimo sistema de abastecimento de água, cujo produto é fornecido com baixa qualidade. No entanto, em certas cidades da mesma região, observa-se um cenário diferente. Cristino Castro se destaca pelos seus poços jorrantes de águas cristalinas que atraem diversos turistas. Todavia, apesar de tamanha a beleza, o desperdiço de tanta água contrasta com a necessidade do abastecimento para moradores das cidades vizinhas.

Ao seguir pela BR-135, encontramos vários destes poços nas margens da pista. Muitos foram perfurados a menos de cem metros de distância e vários ficam até no mesmo terreno. Valma Sousa é proprietária de um estabelecimento que tem um poço aberto ao lado há mais de 40 anos e afirma que a água nunca foi utilizada para outros fins. "Este poço existe antes de eu nascer e nunca fizeram nada com a água que jorra dele. No máximo os moradores vizinhos que vem pegar água nele quando falta na região, mas tirando isso, so serve para tirar foto", afirmou.

A água dos poços são oriundas da Bacia Sedimentar do Rio Parnaíba, que é a terceira maior reserva de água subterrânea do Brasil. Somente nas cidades de Cristino Castro e Alvorada do Gurgueia, são encontrados cerca de 350 poços. Muitos deles são monitorados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), que orientam os proprietários dos terrenos sobre dias e horas para liberarem a vazão da água, mas nem sempre esta orientação é respeitada, pois a visita aos poços gera lucros para os moradores.

Esta situação é encontrada na cidade de Alvorada do Gurgueia, onde existem locais que cobram para as pessoas banharem nas águas dos poços. O mais famoso deles é o Poço Violeta, perfurado há mais de cinquenta anos, com vazão de 700 mil litros por hora, que chega a atingir altura superiores a vinte metros. Ele é considerado ponto de lazer para as pessoas que residem próximo, pois além de tomarem banho nas águas quentes que nele jorram, ainda podem se divertir no bar que fica ao lado.

Visando novas utilizações para tanta água que jorra do subsolo, o pré-candidato ao governo do Piauí pelo PSC, Valter Alencar, foi até a região e considerou todo o desperdício como irresponsável e considera que é necessário ter visão para as possibilidades de negócio que as águas podem oferecer. "É um descaso com o rico recurso hídrico que nós temos. Se olharmos em volta observamos que essa água não é aproveitada para o agronegócio. Poderia-se abrir balneários na cidade, ofertando empregos para os jovens ou para a cultura de produtos que poderiam estar na mesa dos piauienses. Precisamos ter responsabilidade em aproveitar esta água", comentou.

Comentários
Geral
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 11h41
32°
Nuvens esparsas Máxima: 34° - Mínima: 24°
36°

Sensação

13 km/h

Vento

56%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 24-11 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp