Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 23/12/2020 ás 11h30
Fonte: G1 Economia

Desemprego bate recorde e atinge 14,2% em novembro

Segundo o IBGE, país encerrou o mês com 14 milhões de desempregados, 200 mil a mais que em outubro e quase 4 milhões a mais que em maio.

Diante da pandemia causada pela Covid-19, o desemprego bateu novo recorde em novembro, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o levantamento, o Brasil encerrou o mês de novembro com 14 milhões de desempregados, aumento de 2% frente a outubro (13,8 milhões), e de 38,6% desde maio (10 milhões), quando começou a série da pesquisa. Com isso, a taxa de desemprego ficou em 14,2% em novembro, ante 14,1% no mês anterior e 10,7% em maio.

Os dados são da última edição da PNAD Covid-19, lançada neste ano pelo IBGE que tem coo objetivo identificar os impactos da pandemia no mercado de trabalho. O desemprego vem alcançando recordes sucessivos no Brasil desde julho, à medida em que os trabalhadores que perderam sua ocupação na pandemia começaram a buscar um emprego após o relaxamento das medidas de restrição.

“Esse aumento da população desocupada ocorreu, principalmente, na região Nordeste. Nas demais regiões ficou estável, sendo que no Sul houve queda na desocupação”, destacou a coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Viera.

Ainda segundo o IBGE, o aumento do número de desempregados também pode estar relacionado com a redução e possível término do Auxílio Emergencial. "A redução do auxílio pode estar fazendo sim com que as pessoas precisem retornar ao mercado de trabalho", avaliou a pesquisadora.

As regiões Norte e Nordeste foram novamente as regiões com os maiores percentuais: 57,0% e 55,3%, respectivamente.

 

Veja outros destaques da pesquisa:

Em 28 milhões de domicílios (41% do total do país), algum morador recebeu auxílio emergencial;

Em 9,3% dos domicílios, algum morador solicitou empréstimo, sendo que 87,8% dos que pediram conseguiram;

28,6 milhões de pessoas fizeram algum teste para a Covid-19 até novembro;

22,7% das pessoas (6,5 milhões) que realizaram testes para coronavírus até novembro testaram;

10,2 milhões de pessoas não tomaram nenhuma medida de restrição para evitar o contágio;

11,2% dos estudantes não tiveram atividades escolares no país, sendo que no Norte esse percentual foi mais que o dobro (25,4%);

204 mil estudantes não realizaram tarefas devido à falta de acesso à internet, 169 mil não conseguiram se concentrar e 154 mil não tinham computador, tablet e celular.

 

Comentários
Economia
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
  • newland
Teresina - PI
Atualizado às 07h39
27°
Muitas nuvens Máxima: 38° - Mínima: 22°
29°

Sensação

4 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp