Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 24/12/2020 ás 16h17

Programa Criança Feliz realiza cerca de 4 mil atendimentos em Teresina

Criado em 2016, o programa tem como diretriz promover o crescimento integral de crianças de zero a seis anos de idade
Programa Criança Feliz realiza cerca de 4 mil atendimentos em Teresina

Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas na primeira infância das crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social em Teresina, o Criança Feliz realizou, neste ano, a média de 4 mil atendimentos por mês de 1.900 famílias cadastradas no programa. Os dados são da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Polícias Integradas (SEMCASPI).

 

Criado em 2016, o programa tem como diretriz promover o crescimento integral de crianças de zero a seis anos de idade através do apoio e acompanhamento das famílias inseridas nos seguintes critérios: gestantes, beneficiários do programa Bolsa Família e do Beneficio de Prestação Continuada (BPC) e crianças de até 06 anos em serviços de acolhimento. Em Teresina, o Criança Feliz ainda contempla as ações integradas com os serviços de Proteção e Atendimento Integral a Família, o PAIF, ofertados por 12 unidades do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e possui a colaboração da Fundação Padre Antônio de Civeiro (Funaci), que executa os recursos e operacionaliza as atividades sob supervisão do município.

A coordenadora do “Criança Feliz” na Semcaspi, Elizabeth Nogueira, explica que os profissionais que executam o programa foram capacitados no método específico do “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC) do Ministério da Cidadania do Governo Federal e realizam visitas domiciliares para a aplicação de atividades que incentivam o desenvolvimento infantil, levando em consideração o contexto familiar. Durante o período de Pandemia, os atendimentos foram realizados por meio de ligação telefônica, envio de vídeos com atividades, além de orientação sobre cuidados com saúde para a prevenção da Covid-19.

 

“Desde o ano em que o município fez a adesão ao programa nós tivemos diversos avanços. Apesar de não ser obrigatório, nós optamos por visitadores que possuem qualificação adequada para realização dos atendimentos. A gente fez ainda a integração das ações do programa com os CRAS de cada território para alcançar de forma rápida e eficaz o público. No contexto da Pandemia, foi necessário desenvolver uma nova estratégia de operacionalização do programa por meio do formato remoto para que as famílias não tivessem os seus atendimentos interrompidos”, disse a coordenadora.

No ano de 2019, o método executado no município de Teresina foi avaliado pelo Ministério da Cidadania como excelente por cumprir todas as metas estabelecidas pelo Governo Federal. Larissa Rêgo, Assistente Social e responsável pela Divisão de Articulação e Acompanhamento da Rede Assistencial da GPSB da Semcaspi, explica que o município vem sendo modelo de execução das atividades e metas previstas pelo programa em todo o país.

“A articulação do programa Criança Feliz com as equipes de Proteção e Atendimento Integral à Família, o PAIF, nos territórios vem sendo um modelo de execução no país. É o acompanhamento integral das gestantes e crianças, dando esse reforço ao desenvolvimento da primeira infância”, afirmou a Assistente Social.Para o ano de 2021, Larissa conta que a meta é continuar avançando na política da assistência social do município. “O programa segue esse modelo de territorialização previsto pela política de assistência social. Cada CRAS vai permanecer tendo como meta acompanhar o público de 160 famílias e contando com um supervisor macro no território, 05 visitadores e um carro que continuará dando apoio no deslocamento dos profissionais”, finalizou.

 

Em Teresina, os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) contemplados com o Programa Criança Feliz são no Território Norte: os Cras Norte II, Cras Norte III e Cras Norte V; Território Leste: os Cras Leste I, Cras Leste II e Cras Leste III; Território Sul; Cras Sul II, Cras Sul III E Cras Sul IV; Território Sudeste; Cras sudeste I, Cras Sudeste II e Cras Sudeste III.

Comentários
Geral
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 02h45
25°
Muitas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 23°
25°

Sensação

6.5 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 07-12 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp