Hospital Mariano Castelo Branco é preparado para atender pacientes pós-covid
Os leitos serão reservados para que os pacientes, após o tratamento intensivo da Covid-19, possam ter um local para concluir sua recuperação.A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que o Hospital Mariano Castelo Branco, localizado na zona Norte de Teresina, está preparando o para dar continuidade ao acompanhamento destes pacientes pela rede municipal que já foram infectados pelo novo coronavírus.
Os leitos serão reservados para que os pacientes, após o tratamento intensivo da Covid-19, possam ter um local para concluir sua recuperação ou fazer tratamento de alguma sequela que possa ser recuperada de imediato em ambiente hospitalar.
O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, conta que no momento está sendo feito o estudo para avaliar as necessidades de profissionais e leitos para a implementação imediata do serviço.
“Temos por exemplo casos de dificuldade de deglutição, pois eles passam muito tempo entubados e desenvolvem dificuldade, então deveremos ter uma equipe de fonoaudiólogos tratando esses casos. Problemas pulmonares que precisem fazer exercício, bem como alguns órgãos que ficam parados por muito tempo e apresentam dificuldade de retomar o movimento, vão precisar de fisioterapia para fortalecer a musculatura respiratória e do esqueleto osteoarticular. Também observamos sequelas oftalmológicas imediatas, entre outras, e estamos montando a equipe conforme a necessidade”, afirma Gilberto Albuquerque.
O presidente da FMS também explica que estas pessoas não transmitem mais o vírus e passam a ser consideradas pacientes normais, então sua transferência para o Hospital Mariano Castelo Branco é segura. “Escolhemos um hospital com taxa de ocupação baixa, que pode assim ser aproveitado para o bem da população”, justifica.
Sensação
Vento
Umidade