Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 13/01/2021 ás 09h37 - atualizada em 13/01/2021 ás 09h45

Secretaria de Segurança diz que houve queda de roubos em 2020 em Teresina

Os dados são do relatório de criminalidade e aponta também uma queda de 14, 20% nos roubos de veículos na capital.
Foto: Divulgação/ Ascom

De acordo com o relatório de criminalidade da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP) publicado nesta terça-feira (12), os roubos em Teresina tiveram uma queda de 28% em 2020 quando comparado aos números registrados em 2019. Os dados são do relatório de criminalidade e aponta também uma queda de 14, 20% nos roubos de veículos na capital.

Os dados apresentados mostram que a queda no número de roubos começou a partir de março, período em que começaram as medidas de isolamento social para conter a pandemia de coronavírus. Em maio, o índice alcançou seu menor percentual do ano, 64,26% menor que o mesmo período de 2019.

Com a reabertura gradual das atividades comerciais da cidade, nos meses de agosto e setembro, os números voltaram a subir. Mesmo com essa alta, os números se mantiveram abaixo do número de casos registrados no ano anterior.

Em contrapartida, o secretário estadual de segurança, coronel Rubens Pereira, comentou que os números de roubo podem ter caído porque a população não registrou denúncias com medo do risco de exposição ao novo coronavírus. "Os crimes contra o patrimônio, que atormentam a população, nós acreditamos que essa redução não pode ser alento, porque pode ter havido subnotificação. Estamos reunidos aqui hoje exatamente para fazer a avaliação desses dados e buscar uma solução imediata, emergente, através do sistema de segurança pública", disse o secretário de segurança.

O levantamento também mostra três bairros com maior incidência de crimes de roubo, são eles: o Centro, Parque Itararé na Zona Sudeste, e o bairros Angelim, na Zona Sul de Teresina, segundo o relatório da Secretaria de Segurança.

O relatório aponta também os três bairros que apresentaram redução do número de roubos, foram eles: o Mocambinho e a região da Santa Maria da Codipi, na Zona Norte, e o bairro Esplanada, na Zona Sul de Teresina. Dentre os demais, apenas dois bairros da capital não tiveram registros de roubos em 2020: Embrapa, na Zona Norte, e Parque Juliana, na Zona Sul.

Outro dado pertinente são os com relação a roubo de veículos. Na capital os roubos de veículos tiveram uma redução de 14,20% em relação ao ano de 2019. Em maio, o índice atingiu o menor percentual do ano: houveram 167 roubos de veículos, número 44% mais baixo do que o registrado em 2019 no mesmo período.

Outro dado importante do relatório foi o referente a roubo de bancos. O estado do Piauí registrou em 2020 um aumento de 100% nos casos de ataques a bancos, no comparativo com o ano de 2019. De acordo com a SSP, foram 20 ocorrências registradas em 2020.

O balanço também aponta que 75% destas ocorrências ocorreram no segundo semestre. Teresina concentrou em 2020 a maior parte dos eventos criminosos relacionados a ataques a bancos. Os outros casos foram registrados nos municípios de Altos, Alagoinha, Elizeu Martins, Murici dos Portelas, Piripiri e União.

Comentários
Polícia
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 21h00
27°
Alguma nebulosidade Máxima: 33° - Mínima: 23°
30°

Sensação

11 km/h

Vento

84%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp