Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 14/01/2021 ás 09h33
Fonte: Com informações da Uespi

Pesquisadores da UESPI identificam moléculas em planta com capacidade de inibir a Covid-19

O estudo In Slico foi publicado, nesta terça-feira (12), na revista Molecular Simulation, do Reino Unido.
Pesquisadores da UESPI identificam moléculas em planta com capacidade de inibir a Covid-19
Moléculas da Planta Jaborandi apontam potencial de inibição da Covid-19. Foto: Reprodução

Pesquisadores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) identificaram compostos na planta Jaborandi com possível capacidade de inibir o agente causador da Covid-19. O estudo In Slico foi publicado, nesta terça-feira (12), na revista Molecular Simulation, do Reino Unido.

Com a obtenção de docagem e dinâmica molecular, além da predição, através de simulação em computadores, foi possível detectar que as moléculas encontradas na Pilocarpus microphyllus Stapf ex Wardleworth, popularmente conhecida no Brasil como Jaborandi, que apresentam uma grande capacidade de interação com a enzima Mpro, considerada uma protease que constitui o vírus da Covid-19.

De acordo com o professor Francisco Lima, coordenador do Grupo de Química Quântica Computacional e Planejamento de Fármacos da UESPI, mais seis moléculas também foram testadas.

Em Junho de 2020, o professor Francisco Lima relatou ter encontrado substâncias extraídas no óleo da fruta de Buriti com capacidade de inibir a Covid-19. Após a divulgação desta pesquisa em publicações científicas, o docente afirma que seus estudos estão sendo utilizados em laboratórios por pesquisadores da Índia e do Reino Unido.

“O Jaborandi é uma planta muito conhecida e utilizada, por exemplo, para Glaucoma. Percebemos que algumas moléculas do Jaborandi têm grupos funcionais parecidos com moléculas da fruta do Buriti. Resolvemos fazer o estudo para saber se essas moléculas tinham potencial para inibir a Covid-19. Felizmente obtivemos excelentes resultados”, explica o professor de Química.

Devido ao impacto do trabalho, nesta tarde, o professor Francisco Lima foi convidado para palestrar no Seminário Virtual Internacional sobre a Covid-19 nos dias 18 e 19 de Maio. 

O trabalho é fruto do doutorado do aluno Ézio Sá, no Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Também participaram do estudo o egresso da UESPI, Allan Costa; os professores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Instituto Federal do Piauí (IFPI), Janilson Souza e Ricardo Ramos, respectivamente, além da discente de Iniciação Científica da UESPI, Rayla Magalhães.

Comentários
Ciência e Tecnologia
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 09h58
28°
Poucas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 22°
31°

Sensação

6 km/h

Vento

74%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 07-12 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp