Fiocruz diz que deve entregar as primeiras doses da vacina apenas março
A promessa anterior, feita no final de dezembro, era fornecer o primeiro lote do imunizante por volta de 8 de fevereiro.A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) enviou, nesta terça-feira (19), um ofício ao Ministério Público Federal (MPF) informando que a entrega da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 vai atrasar e prevê sua entrega apenas para março.
A promessa anterior, feita no final de dezembro, era fornecer o primeiro lote do imunizante por volta de 8 de fevereiro. Segundo o órgão, o motivo para o atraso é por não ter recebido um dos insumos para a fabricação da vacina. O insumo vem da China e ainda não tem data para chegar, segundo nota divulgada pela Fiocruz. A expectativa é entregar 100 milhões de doses até julho e mais 110 milhões até o fim do ano.
O texto de pouco mais de uma página, assinado pelo diretor do Instituto Bio-Manguinhos, Mauricio Zuma Medeiros, foi uma resposta a um ofício do procurador federal Marcos Alencar Friaça que questionava sobre as datas de entrega das 2 milhões de doses prontas que serão trazidas da Índia e da outra parcela que será processada no Brasil pela Fiocruz.
Sobre os 2 milhões de doses prontas que estão na Índia, a Fiocruz responde que ainda não é possível precisar a data de envio. "Isto porque, embora a carga contendo essas doses já esteja disponível, negociações diplomáticas entre os governos da Índia e do Brasil ainda se encontram pendentes de ajuste final para autorização do processo de envio", diz.
A Fiocruz também disse que o cronograma de produção será detalhado assim que a data de chegada do insumo estiver confirmada. A instituição vinha mantendo silêncio na última semana diante do risco da produção da vacina contra a Covid-19 atrasar por falta de matéria-prima. Assim como a AstraZeneca, a instituição tem negado pedidos de entrevista e não tem respondido a perguntas sobre os problemas que tem enfrentado para o início do processo.
Sensação
Vento
Umidade
Crime
Caso Henry: laudo mostra sinais de agressãoEducação
Aumento de força muscular prolonga vida de idososHistórias
Lendas e mistérios do interior do Piauí são contadas em série na internetVacina
Butanvac: saiba mais sobre essa tecnologia e como ela pode ser importante no combate à Covid-19Hmmm!
Dia Mundial do Café: conheça quais os tipos de café e algumas dicas de como preparar a bebida