Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 17/02/2021 ás 08h54

A força da arte santeira piauiense e seus mestres

Essa tradicional arte piauiense passa de geração para geração e ganha o mundo
A força da arte santeira piauiense e seus mestres
A arte santeira é um dos principais símbolos culturais do Piauí (Foto: reprodução)

Hello! How are you? Hoje quero conversar com vocês um pouco mais sobre uma das maiores marcas identitárias da cultura piauiense: a arte santeira. Aqui no estado, temos muitos mestres desse tipo de arte da qual inclusive já falamos aqui no blog. O grande nome, aquele que mais influenciou artistas e teve papel importantíssimo nessa cultura no estado, é sem dúvidas Mestre Dezinho. Seu pioneirismo marcou a história cultural do Estado, com as esculturas em madeira produzidas para a Igreja Nossa Senhora de Lourdes. Ao lado dele, trabalhou Mestre Expedito, que hoje é o maior nome vivo dessa grande arte no Piauí e artista do qual me orgulho muito de já ter exposto na Montmartre.

galeria-mestre-expedito
Em 2019 prestigiei o trabalho de Mestre Expedito exposto em Niterói - RJ (Foto: acervo pessoal)
exposicao-arte-santeira-niteroi
A arte santeira piauiense é destaque em exposições Brasil e mundo afora (Foto: acervo pessoal)

Mas quem são os nomes da atual geração da Arte Santeira? Aqui na galeria, temos exposto o trabalho de um dos expoentes desse estilo: Mestre Dim. Natural de Teresina, ele hoje é um dos principais nomes dessa arte, tendo trabalhos em países como EUA, Venezuela e Equador. Uma das características mais interessantes é a adição de temas nordestinos, adicionando elementos regionais nas imagens de santos como São Francisco e São Miguel Arcanjo. Cada artista coloca sua identidade, suas influências e modo próprio de esculpir nas imagens que ganham o mundo.

 

arte-santeira-mestre-dim
"São Francisco com Baú", escultura de Mestre Dim atualemente disponível na Montmartre (Foto: acervo Montmartre)

Outro importante nome é Mestre Cornélio. Ele também fez parte da produção na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, com apenas 17 anos, e até hoje trabalha com esculturas entalhadas em madeira, percorrendo o mundo com seus trabalhos. Acolhido por Mestre Dezinho, ele faz parte da safra de artistas que compartilham a ligação com a religiosidade típica da região Nordeste, a vida simples e o aprendizado com os mais velhos que a arte santeira piauiense tem. Com mais de 40 anos de carreira, já participou de diversos salões, sendo premiado em praticamente todos em que esteve presente.

A força dessa arte dedicada à representação de anjos e santos se mostra em eventos e prêmios já tradicionais no estado, como o Salão de Arte Santeira, que já teve 16 edições, premiando trabalhos notáveis no estilo e revelando nomes de todo o estado. Eventos como esse mostram como a arte santeira permanece viva com o passar das gerações, mantendo-se relevante, como um verdadeiro patrimônio cultural do estado.

peça-de-leonardo-leal-abreu
Anjo com temas regionais de Leonardo Leal Abreu exposto em Niterói (Foto: acervo pessoal)

A arte santeira ganha vida não só na madeira, herança de mestre Dezinho, mas também na argila, com forte produção de artesãos do Polo Cerâmico do Poty Velho em Teresina. É no bairro Poti Velho inclusive que funciona o Centro de Produção de Arte Santeira, uma escola para jovens e adultos aprenderem a produzir essas peças, mantendo a tradição viva e despertando talentos. O curso é gratuito e os interessados podem ir, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13h, até o prédio que fica  na Alameda Mestre João Isidoro França, 484, bairro Poti Velho, zona Norte, levando  RG, CPF e comprovante de residência.

Para conhecer mais e se encantar, vale a pena também um passeio pela Galeria de Arte Santeira do Parque Estação da Cidadania. Ela reune cerca de 50 obras de grandes artistas! Valorizar a arte que nos identifica no mundo é bom e nos engrandece! Deixo vocês com esse vídeo bem bacana sobre a arte santeira, uma entrevista com Mestre Kim!

Vídeo do apresentador Alcide Filhos sobre o grande legado do artista Mestre Dezinho!

Para saber mais sobre essa arte tão significativa para nós, recomendo esse artigo da professora Zozilena Froz: CLIQUE AQUI. 

Comentários
Cultura
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 08h49
25°
Nuvens esparsas Máxima: 34° - Mínima: 23°
25°

Sensação

4 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Senado Federal
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp