Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 23/02/2021 ás 11h52

Alerta: grande ocupação de leitos covid alerta para risco de falta de oxigênio no estado

José Noronha fala ainda sobre a dificuldade de aquisição de insumos.

 

Foto: Reprodução/Ingrid Anne/Agência Senado

O infectologista José Noronha Vieira, diretor do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela e membro técnico do Comitê de Operações Emergenciais (COE), faz um apelo à população para que se cumpra rigorosamente as medidas de isolamento social para que não falte oxigênio de cilindro. Em entrevista, o infectologista destacou a grande preocupação devido à alta taxa de ocupação de leitos clínicos que podem levar a falta de cilindros de oxigênio.

"Temos uma empresa que é responsável por boa parte do fornecimento de gases medicinais para todo o Brasil. O Piauí já entrou em contato com a empresa que garante que tem capacidade de até triplicar a oferta. Mas para nós é preocupante porque leitos de UTI, normalmente, têm redes de gases, trabalham com tanques de oxigênio, tanques de nitrogênio líquido. Isso é mais fácil de ter uma periodicidade de troca a cada três ou quatro dias", explica Noronha.

José Noronha fala ainda sobre a dificuldade de aquisição de insumos, situação esta, que havia sido alertada ontem (22) pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque. Ele enfatiza que a situação é grave e afeta a rede pública e privada do estado.

"Estamos dificuldades de conseguir materiais, EPIs, filtros bacterianos para os ventiladores, medicamentos relacionados ao paciente covid de UTI: sedativos, analgésicos opióides e bloqueadores neuromusculares. Uma vez que o paciente tem indicação de fazer isso pra melhorar a mecânica respiratória e não se tenha acesso a isso no hospital, esse paciente, involuntariamente, vai aumentar a inflamação pulmonar e vai evoluir de forma pior. Isso é muito grave. Temos que controlar a propagação da doença, reduzir a quantidade de pessoas que estão precisando de leitos porque a doença se propaga em diversos estados de forma simultânea, diferente do que ocorreu no passado, que foi mais uma onda", completou José Noronha.

Comentários
Saúde
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 08h39
25°
Nuvens esparsas Máxima: 34° - Mínima: 23°
25°

Sensação

4 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Senado Federal
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp