Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 13/03/2021 ás 18h07

Consórcio do Nordeste formalizam a compra de 37 milhões de doses da Sputnik V

Ministério da Saúde prevê começar entregas a partir de abril.

O Consórcio Nordeste formalizou a compra de 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik V. A informação foi confirmada pelo governador do Piauí e presidente do consórcio, Wellington Dias (PT), que participou de uma reunião neste sábado (13). Na ocasião, se reuniram os governadores que compõem o consórcio e o ministro da saúde, Eduardo Pazuello.

Cerca de 37 milhões de doses da vacina Sputinik V serão adiquiridas através deste contrato e integrarão o Plano Nacional de Imunização (PNI), sendo distribuída a todos os estados brasileiros. O governador afirma também que com esse contrato, a expectativa é que em abril, o Brasil chegue a 50 milhões de vacinados.

Wellington informou ainda que além das doses semanais das vacinas CoronaVac e AstraZeneca, produzidas pelo Instituto Butantan e FioCruz, respectivamente, que o Ministério da Saúde já distribui aos estados, na próxima semana terá a entrega de doses (da AstraZeneca) pelo Consórcio da Organização Mundial da Saúde (OMS) vindas da Índia e da Pfizer/Biontec.

"Comunicamos o fechamento do contrato e tratamos com o Ministério da Saúde os termos para que a gente mantenha um regramento em que se tenha vacina para todo o Brasil e assim foi acertado com a procuradoria dos estados, equipe jurídica do Ministério e advocacia geral da união para que até segunda-feira [15] o Ministério entre como interveniente e garanta que as 37 milhões de doses a partir de abril serão para todo o Brasil", declarou o governador.

Ficou acertado que, apesar de os estados firmarem os contratos, o governo federal compromete-se a efetuar o pagamento, o que garantirá que as doses sejam incluídas no PNI (Plano Nacional de Imunização) e distribuídas proporcionalmente a todos os estados. Os contratos da compra serão assinados por cada estado entre segunda-feira (15) e quarta-feira (17). Cada dose custará US$ 9,95 (R$ 55,25 na cotação atual).

Outro ponto firmado foi que caso o Ministério da Saúde não efetue o pagamento na chegada de cada remessa, os nove estados nordestinos pagarão a fatura e distribuirão as doses apenas entre eles. As doses, vindas da Rússia, devem chegar ao Brasil entre abril e julho.

A Sputnik V ainda não teve registro liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas, houve compromisso de Pazuello com a celeridade do processo.

Comentários
Saúde
  • newland
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 22h57
25°
Chuva fraca Máxima: 36° - Mínima: 25°
25°

Sensação

28 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp