Consórcio do Nordeste formalizam a compra de 37 milhões de doses da Sputnik V
Ministério da Saúde prevê começar entregas a partir de abril.O Consórcio Nordeste formalizou a compra de 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik V. A informação foi confirmada pelo governador do Piauí e presidente do consórcio, Wellington Dias (PT), que participou de uma reunião neste sábado (13). Na ocasião, se reuniram os governadores que compõem o consórcio e o ministro da saúde, Eduardo Pazuello.
Cerca de 37 milhões de doses da vacina Sputinik V serão adiquiridas através deste contrato e integrarão o Plano Nacional de Imunização (PNI), sendo distribuída a todos os estados brasileiros. O governador afirma também que com esse contrato, a expectativa é que em abril, o Brasil chegue a 50 milhões de vacinados.
Wellington informou ainda que além das doses semanais das vacinas CoronaVac e AstraZeneca, produzidas pelo Instituto Butantan e FioCruz, respectivamente, que o Ministério da Saúde já distribui aos estados, na próxima semana terá a entrega de doses (da AstraZeneca) pelo Consórcio da Organização Mundial da Saúde (OMS) vindas da Índia e da Pfizer/Biontec.
"Comunicamos o fechamento do contrato e tratamos com o Ministério da Saúde os termos para que a gente mantenha um regramento em que se tenha vacina para todo o Brasil e assim foi acertado com a procuradoria dos estados, equipe jurídica do Ministério e advocacia geral da união para que até segunda-feira [15] o Ministério entre como interveniente e garanta que as 37 milhões de doses a partir de abril serão para todo o Brasil", declarou o governador.
Ficou acertado que, apesar de os estados firmarem os contratos, o governo federal compromete-se a efetuar o pagamento, o que garantirá que as doses sejam incluídas no PNI (Plano Nacional de Imunização) e distribuídas proporcionalmente a todos os estados. Os contratos da compra serão assinados por cada estado entre segunda-feira (15) e quarta-feira (17). Cada dose custará US$ 9,95 (R$ 55,25 na cotação atual).
Outro ponto firmado foi que caso o Ministério da Saúde não efetue o pagamento na chegada de cada remessa, os nove estados nordestinos pagarão a fatura e distribuirão as doses apenas entre eles. As doses, vindas da Rússia, devem chegar ao Brasil entre abril e julho.
A Sputnik V ainda não teve registro liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas, houve compromisso de Pazuello com a celeridade do processo.
Sensação
Vento
Umidade
Cultura
Banda Top Gun e Validuaté são atrações da edição especial do Vem pro ParqueCapacitação
Inscrições para curso de arte em grafite estão abertas em TeresinaFGTS
SAQUE EXTRAORDINÁRIO DO FGTS: COMO USAR?Parceiros
Distribuidora Mundi orientará sobre saúde dos Pets aos donos de animais no Vem Pro ParqueColuna
A Força da Notícia: Lançamento da obra: ‘’O Melhor da História é Agora’’