Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 19/03/2021 ás 12h04 - atualizada em 19/03/2021 ás 12h38

"Não vamos esperar chegar dentro da sua casa”, diz técnica em Enfermagem que atendeu paciente no chão

Ela enfatiza também que o sistema de saúde está colapsado e não há vagas.
Foto: Divulgação

Em um depoimento forte e emocionado, a técnica de Enfermagem Polyena Santos da Silveira, que trabalha em Teresina, fala em um vídeo nas redes sociais sobre a morte de um paciente que tentou reanimar sem sucesso e que veio a óbito no chão da Unidade de Pronto-Atendimento do bairro Promorar, na zona Sul de Teresina, por falta de leitos.

No relato, a técnica de enfermagem conta que foram realizados seis ciclos de reanimação cardiopulmonar, mas que mesmo com todos os esforços, o paciente não resistiu. Ela destaca ainda o sofrimento e o cansaço psicológico devido à pandemia da Covid-19 que ela e os profissionais de saúde vivem. Polyena diz que em oito anos de profissão nunca havia presenciado situação semelhante. Ela enfatiza também que o sistema de saúde está colapsado e não há vagas.

"Não vamos esperar chegar dentro da sua casa pra você entender que não são números, são vidas e vida é sempre o amor de alguém. A gente perder quem a gente gosta, dói. Aquela cena é verídica [...] eu estava na equipe, foi no meu plantão de ontem (18). O sistema de saúde tá lotado, tá colapsado. Eu faço um apelo: se puder evitar de sair, evite! evite pela sua mãe, pelo seu pai, evite pelo seu vizinho. Não temos vaga, não temos leito. Nós, profissionais da saúde, estamos sofrendo, estamos com o psicológico cansado e esse apelo fica na esperança de ser atendido", apela a técnica em Enfermagem.

Polyena faz também um apelo à população e pede que todos fiquem em casa:

"A gente tá numa situação traumática, trabalhando assustada, com medo. Queria fazer um pedido do fundo do coração com toda humildade: se puder ficar em casa, fique em casa. Senão for uma saída essencial, que realmente precisa, fique em casa. Fique em casa por mim, que sou profissional de saúde, pelos meus amigos que sofrem e estão sofrendo a cada paciente que a gente recebe e não temos onde colocar. Estamos sofrendo junto com a família daqueles pacientes que ficam lá fora esperando uma alta, uma transferência, até mesmo um óbito para poder ocupar uma vaga".

 

Confira o desabafo da técnica em enfermagem:

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Rede de Solidariedade (@piauisemcovid)

Comentários
Saúde
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 14h58
31°
Muitas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 22°
31°

Sensação

15 km/h

Vento

41%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp