Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 20/03/2021 ás 18h24 - atualizada em 20/03/2021 ás 18h27

Março Lilás: Sesc fala sobre a importância do combate ao câncer de colo de útero

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, ficando atrás somente do câncer de mama e do colorretal.

Por meio do quadro “Vamos falar de saúde”, veiculado no canal do Youtube do Sesc Piauí, a técnica de educação em saúde, Ana Cecília, fala sobre o Março Lilás: campanha nacional de conscientização sobre o câncer de colo de útero.

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, ficando atrás somente do câncer de mama e do colorretal. No Brasil, ele é a quarta maior causa de morte por câncer entre as mulheres com cerca de 16 mil mulheres sendo diagnosticadas por ano no país.

Segundo Ana Cecília, o câncer de colo uterino tem um desenvolvimento lento e pode muitas vezes não apresentar sintomas na sua fase inicial. “Os sintomas são muitos, mas em casos mais avançados podem surgir sangramentos vaginais que vão e voltam; sangramentos após relações sexuais, aparecimento de secreção vaginal anormal, dores abdominais aliadas a queixas urinárias ou intestinais, é preciso ficar atenta”, relata a técnica de educação em saúde.

Um dos principais fatores de risco para o surgimento deste câncer, é a exposição ao vírus do HPV (Papilomavírus Humano), que pode ser evitada, na sua maioria dos casos, com a vacina tetravalente, ofertada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em todo o país e que integra o calendário vacinal na adolescência. A vacina está disponível para meninas de 9 a 14 anos, e desde 2017, foram incluídos no calendário de vacinação os meninos entre 11 e 13 anos, além das meninas e mulheres portadoras de HIV na faixa etária de 9 a 26 anos.

Mas Ana Cecília faz outro alerta sobre os cuidados e formas de se prevenir quanto à doença. “Existem alguns fatores que aumentam o risco de desenvolvimento desse tipo de câncer, como por exemplo, o início precoce da vida sexual, ter múltiplos parceiros, o tabagismo, a menarca ou menopausa precoce, multiparidade ou nuliparidade (ter muitos ou nenhum filho), além de fatores genéticos. Usar camisinha no ato sexual também é muito importante, pois previne quanto a infecções e doenças sexualmente transmissíveis que podem levar ao surgimento do câncer de útero”, pontua.

O exame de Papanicolau, ou colpocitologia oncológica, faz a coleta das células da região do colo uterino para identificar infecções vaginais ou sexualmente transmissíveis e, principalmente, alguma lesão precursora de câncer de colo uterino, que é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Portanto, realizar periodicamente o exame, principalmente em mulheres com idade entre 25 a 64 anos, é essencial para se detectar essas lesões e diagnosticar precocemente, aumentando assim, as chances de cura. O diagnóstico tardio é comum e cerca de 35% dos casos resultam em morte.

Não se sabe com exatidão quando se iniciou a campanha do Março Lilás. No entanto, sabe-se que há muitos anos março é considerado o mês da mulher e, por isso, se tornou também um momento propício para alertar sobre o risco de uma das doenças responsáveis por causar tantas mortes anualmente.

Sobre a escolha da cor lilás, acredita-se que a origem está relacionada ao movimento que ocorreu na Inglaterra, em 1908, em que as mulheres lutaram pelo direito ao voto. Nesse episódio, que ficou conhecido como Movimento Sufragista, as mulheres elegeram as cores lilás, branco e verde como símbolos da campanha.

Comentários
Saúde
  • newland
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 18h35
28°
Alguma nebulosidade Máxima: 32° - Mínima: 22°
31°

Sensação

9 km/h

Vento

70%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2022 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp